A obra histórica do cinema amazonense “Amazonas, O Maior Rio do Mundo” será exibida no Teatro Amazonas, nesta sexta-feira, 29, às 20h. A entrada é gratuita, com formação de fila na lateral da entrada principal do teatro.
A obra, dirigida por Silvino Santos, é de 1918 e era considerada desaparecida desde meados de 1930. No início deste ano, foi reencontrada no Národní Filmový Archiv (Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca).
O longa histórico, considerado pioneiro do cinema na Amazônia, traz imagens do rio Amazonas, sua região, afluentes, fauna, flora, e outros detalhes. Há ainda o primeiro registro em movimento do povo indígena Witoto, e imagens das indústrias extrativas da região, como borracha, castanha do Brasil, madeira, pesca, entre outros.
A exibição é uma realização do Cine Set, em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.