Thaís Andrade; 01/09/2025 às 16:35

Festival ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ comemora 10 anos com mais de 3 mil atrações locais e mais de 20 shows nacionais

A edição deste ano está confirmada para acontecer entre 5 e 7 de setembro com mais de 3 mil atrações locais e 20 atrações nacionais

O maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, o “#SouManaus Passo a Paço 2025”, está confirmado para acontecer entre os dias 5 e 7 de setembro, no centro histórico da capital amazonense. Comemorando 10 anos de existência, o evento promete ter sua maior edição neste ano, reunindo mais de 3 mil apresentações de artistas locais e mais de 20 atrações nacionais, distribuídas em 17 palcos em toda extensão do festival.

Arte: Mercadizar

Em 2024, o “#SouManaus” teve mais de 450 mil participantes e, neste ano, a expectativa é que o número seja superado, marcando a cidade com muita cultura. Já a atual edição vai reunir música, arte urbana, gastronomia, artesanatos, exposições, teatro e ações diversas para todos os públicos.

Em 2019, o festival passou a fazer parte do calendário oficial de eventos de Manaus e se tornou um dos momentos mais esperados do ano.

Atrações musicais

Trazendo muitas opções aos amantes de diversos gêneros musicais, as atrações nacionais já estão confirmadas para subir aos palcos Malcher, Alfândega e Mangueirão Ancestralidade. No dia 5/9, Simone Mendes, Bruno e Marrone, e Joelma se apresentarão no palco Malcher. Enquanto o palco Alfândega receberá o padre Alessandro Campos, Eli Soares e Fernandinho.

No dia 6/9, será a vez de Calcinha Preta, Pablo e Ivete Sangalo se apresentarem no palco Malcher. BK, Poesia Acústica e Xamã subirão ao palco Alfândega.

No último dia de festival, 7/9, Gusttavo Lima, Péricles, Ludmilla e Xand Avião se apresentarão no palco Malcher. Paralamas do Sucesso, Paula Toller, MC Livinho e DubDogz serão as atrações do palco Alfândega. Representando a negritude manauara, o palco Mangueirão Ancestralidade receberá roda de samba e pagode, das 17h às 19h.

As apresentações do palco Mangueirão Ancestralidade terão o grupo Quilombo do Samba servindo como base para o show de todos os artistas. O grupo é oriundo do Quilombo São Benedito, o segundo quilombo urbano do Brasil, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus.

Público Infantil

Para garantir a diversão da criançada, a prefeitura preparou uma programação especial durante o “#SouManaus Passo a Paço 2025”. O “Passinho Kids”, com entrada gratuita, acontece no dia 5/9, das 17h às 21h, na rua Tamandaré, ao lado do mercado de Origem da Amazônia (complexo Boothline), no centro histórico, com apresentações artísticas, teatro musical, danças, atrações nacionais e diversas atividades recreativas voltadas para os pequenos.

A programação no palco contará com o espetáculo com Dança e Teatro Musical (abertura), das 17h20 às 17h50; Espetáculo “Um Sonho Broadway com Bela e a Fera”, “Enrolados”, “Aladdin”, “Frozen”, “Toy Story”, “Rei Leão” e “Pequena Sereia”, das 18h às 19h; Espetáculo “Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar”, com os bonecos mais amados do Brasil, das 19h15 às 21h.

Durante as apresentações no palco, as crianças também poderão participar de oficinas e atividades interativas como pintura, esculturas de balões, brincadeiras lúdicas, jogos, contação de histórias, fantoches e brinquedos infláveis.

Ao longo do evento, as crianças poderão se divertir com atividades recreativas como: pintura e esculturas de balões, atêlier com brincadeiras lúdicas, jogos, oficinas criativas e festival de brincadeiras, Toy Happy com brinquedos infláveis, apresentações com fantoches e oficina de papel.

Outros espaços

Além dos dois palcos principais, o festival ocupará também diversos locais históricos e culturais de Manaus. Entre as atrações estão a Estação das Artes no mirante Lúcia Almeida, o Espaço Cultura Urbana no complexo Boothline, o Espaço Moda e Bem-estar nos Jardins do Museu da Cidade de Manaus (Muma), o Cine #SouManaus no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), apresentações teatrais no teatro da Instalação, venda de artesanato na rua Bernardo Ramos, com 22 barracas e obras de 198 artesãos.

Além disso, o evento contará também com o festival Gastronômico, que reunirá cerca de 95 pontos de venda, com 32 barracas com comidas da culinária gourmet e tradicional, localizado na praça Dom Pedro 2º.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.