Hilana Rodrigues; 02/08/2021 às 13:00

Festival on-line reúne filmes que retratam periferias do país

O evento terá também um sarau 100% on-line com artistas selecionados em São Paulo

Nesta segunda-feira, 2, começa a primeira edição do Festival de Cinema Olhar Periférico, que segue até o dia 15/08, exibindo 33 curta-metragens selecionados na plataforma on-line Cultura em Casa.

Divida em quatro categorias: Olhar Feminino, Olhar Diversidade, Olhar Jovem e Todos os Olhares, a mostra competitiva apresenta produções em diversos gêneros como documentário, ficção e animação que retratam as periferias de diversos estados brasileiros.

“Você pensa que são filmes de denúncia. Tem também, claro, existem filmes que retratam o universo da moradia, da luta de classe, mas o interessante do Olhar Periférico é justamente mostrar as fantasias, a ficção que existem nessas produções”, aponta o diretor do Festival, Eduardo Santana.

Seleção

A seleção dos filmes foi feita a partir de 503 inscrições, causando uma surpresa agradável a Eduardo ao explicar que o objetivo inicial era ter um mapeamento das produções brasileiras. “E conseguimos, conseguimos no resultado final dessas 33 produções representantes de todos os estados.”

Além da competição, o festival terá uma mostra com exibição de oito longas-metragens premiados. Os filmes selecionados para a Mostra Cult ficam disponíveis por 24h ou 48h na plataforma Cultura em Casa. O evento terá também um sarau 100% on-line com artistas selecionados em São Paulo. “Temos cantores, repentistas, cordelistas, drag, uma diversidade muito grande do olhar periférico”, pontua o diretor.

O nome dos premiados da mostra competitiva será divulgado no dia 14 nas redes sociais do festival. A escolha será realizada por um júri técnico composto pela montadora de cinema Cristina Amaral, pela diretora de festivais Monica Trigo, pelo cineasta Matheus Rufino, pelo ator Francisco Gaspar e pela gestora cultural Paula Ferreira. O vencedor ganhará o Troféu Olhar Periférico.

A programação completa com apresentação de cada obra pode ser conferida no site do festival. Estão contempladas obras audiovisuais dos estados: Bahia, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Pará, Sergipe e Santa Catarina.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.