Sofia Lourenço; 04/12/2024 às 14:40

Festival Manacaos encerra circuito com celebração da música e cultura manauara neste sábado, 7

Festival Manacaos celebra a diversidade cultural de Manaus e conclui o Circuito Manacaos com shows, integração artística e fortalecimento da cena musical local

No dia 7 de dezembro, às 17h, o Parque Rio Negro, em Manaus, recebe o Festival Manacaos, finalizando o Circuito Manacaos, uma rede sonora manauara de integração e fomento da cultural local.

O evento é patrocinado pela Natura Musical e conta com um line up diverso, com shows de D’água Negra, Guillerrrmo, Jambu, Kurt Sutil e Luli Braga, artistas que integram o projeto musical. 

Imagem: Estúdio E

O Festival Manacaos representa a materialização de um sonho que nasce antes mesmo de sua existência, fruto de anos de trabalho contínuo dos produtores do projeto, que ao longo do tempo vêm construindo laços culturais e criando espaços para que a cultura manauara pudesse pulsar. 

Imagem: Demi Brasil

Através de eventos, festas, feiras, festivais e pesquisas, esse movimento resultou na integração de artistas e coletivos locais, na exaltação profissional dos fazedores de cultura e na celebração da diversidade cultural manauara, sempre com acesso gratuito ao público. 

Para os integrantes do projeto, a concretização desse evento simboliza a realização de um grande objetivo: ver essa rede cultural, que foi cuidadosamente construída, ganhando vida e impactando a comunidade de forma tão significativa. 

 

Imagem: Demi Brasil

Sobre o processo de construção do Festival Manacaos, Luli Braga pontua: “A construção do festival tem gerado sentimentos ambivalentes, é um desafio assumir a direção de uma iniciativa ampla como essa e ainda atuar como intérprete, performer, mas tem sido gostoso também sentir que são as nossas mãos que estão sendo as fazedoras desse solo, que precisa cada vez mais ser visto e fomentado por grandes marcas, como a natura musical”.

O Circuito Manacaos nasce da vontade de projetar carreiras de artistas manauaras em rede, fundamentando-se na necessidade de expressar, perante o próprio sujeito manauara, as próprias polivalências artísticas e culturais locais, buscando  fortalecer os laços entre os artistas locais, fomentar a produção musical independente e inspirar novas gerações. 

Imagem: Demi Brasil

O projeto, em curso desde o primeiro semestre de 2024, desenvolveu atividades em diversas frentes como formação, circulação e produção musical. “A proposta exige muito investimento, além da contratação de uma grande equipe de produção que possa conduzir as altas demandas durante meses de execução de trabalho. Então, precisamos muito que o setor público e privado estejam atentos aos projetos culturais independentes do Amazonas”, reflete Raissa Carvalho, coordenadora geral do Manacaos sobre os próximos passos do Circuito.

O Circuito Manacaos foi selecionado por Natura Musical, no Edital 2022, ao lado de nomes como Quilombo Groove (AP), AQNO (PA), Caquiado (PA), Festival Apoena (PA) e Rawi (PA), entre outros. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos  e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.