Entre os dias 2 e 4 de outubro, Brasília será palco da sexta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas, que homenageia Nelson Inocêncio, mestre em comunicação e docente da Universidade de Brasília (UnB), e Lygia Garcia, educadora e musicista.

O evento acontecerá na Casa Comum, na Asa Norte, e terá entrada gratuita. Os ingressos já estão disponíveis no site Sympla.
O FALA! é um festival itinerante e plural, promovendo mesas de debate, oficinas e intervenções artísticas que abordam temas como tecnologias, políticas públicas, narrativas em um mundo distópico, financiamento do jornalismo independente, ética e cultura.
O festival também abre espaço para artistas, coletivos e comunicadores locais, valorizando a potência criativa das periferias e territórios populares, em uma celebração que une diversidade e resistência cultural.
Programação variada e participativa

No primeiro dia (2/10), o público participará da homenagem aos homenageados e da intervenção artística do poeta Akins Kinte, seguida da mesa “Tecnologias, artes e narrativas num mundo distópico: qual o lugar do jornalismo?”, com Nelson Inocêncio, Lydia Garcia, Juliana Santos e Pedro Borges. A noite será encerrada com o pocket show da multiartista Ana Carinhanha.
No segundo dia (3/10), haverá a mesa “Uma cidade para todas as histórias: outras formas de ver e contar o mundo”, com jornalistas como Karla Lucena e Ariel Bentes, oficinas sobre produção de projetos jornalísticos, apresentações poéticas e exibições artísticas, incluindo a cantora Prethaís e o pocket show de Gilson Sena.
O último dia (4/10) contará com debates sobre novas resistências e jornalismo em curso, oficinas sobre inscrição de projetos na Lei Rouanet e políticas públicas para financiamento do jornalismo independente, além de intervenções artísticas com Lucas Lopes, Mihh Black, Ana Bea e Cecy Wenceslau.
Conexão e fortalecimento do jornalismo social
Segundo Antonio Junião, correalizador do FALA!, conectar jornalistas e comunicadores em torno do jornalismo social é fundamental para a defesa da democracia e da liberdade de expressão:
“Acreditamos que conectar comunicadores de todo o Brasil é um ato político, capaz de unir vozes emergentes e contemporâneas. O festival fortalece redes de comunicação popular, mostrando que resistência e criação estão presentes em todos os cantos do país”, afirma.
Após o término do evento, gravações das mesas e painéis serão disponibilizadas no canal do Festival FALA! no YouTube.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.