Hoje (26), inicia o Festival da Cultura Indígena: Herança Viva, Diversidade e Integração, que acontece na sede da CUFA Manaus, localizado na Av. Joaquim Nabuco, 2274, no Centro Histórico de Manaus.
A programação, aberta ao público, reúne oficinas, rodas de conversa, apresentações musicais, feira de economia criativa e gastronomia tradicional. O evento segue até amanhã (27) com diversas apresentações e atividades interativas. Para conferir a agenda do festival, acesse as redes sociais do Grupo Puxirum: https://www.instagram.com/grupopuxirum?igsh=a2Z1anBlM3ppNndi

Entre as atividades oferecidas ao público estão oficinas de tambor xamânico, conduzidas por Tércio Macambira, atividades infantis de grafismo, contação de histórias e confecção de adereços, além de workshops sobre economia criativa, espiritualidade e arte urbana.
O evento também se destaca como um espaço ativo para debates que mesclam saberes tradicionais e desafios contemporâneos, incluindo rodas de conversa sobre cosmologia indígena, protagonismo feminino, sustentabilidade e justiça climática.
A parte musical apresenta nomes como Cida Aipória, Grupo MYRÁ YIÁ, Mestre Ismael & Banda, Banda Pariká, Rafha & Grupo Çapó, Kuia, Munduruku, além do Concurso Batalha de Rima Som Ancestral, disputa que valoriza a força da expressão, aproximando a juventude urbana e raízes amazônicas.
Outra atração é a Feira de Cultura e Economia Criativa, com artesanato, biojoias, moda indígena e gastronomia típica. O público também pode conferir a exposição das obras do artista Max Barros, livros de histórias amazônidas do professor João Cruz e vivências com mestres da cultura como Ismael Pinheiro e Cacique Ismael Munduruku.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.