Neste mês de setembro, a Amazônia será celebrada com eventos culturais por todo o país, começando dia 2 em Alter do Chão, em Santarém, no Pará, e no dia 3 em São Paulo. Manaus, Macapá e São Luís também promoverão eventos em alusão ao Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro. Ano passado, movimentos e organizações socioambientais iniciaram a tradição da comemoração do Dia da Amazônia, instituído por lei em 2007, com festivais e atividades diversas. Este ano, mais de 50 artistas farão parte da mobilização nacional ao longo do mês.
Com o objetivo de reforçar a data no calendário de brasileiras e brasileiros – repetindo o sucesso de 2022 –, as cinco cidades comandarão a comemoração em 2023. Nomes como Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado, Russo Passapusso e Bnegão se apresentarão no decorrer do Setembro Amazônico, homenageando o bioma que é centro das atenções mundiais tanto por seu papel vital na regulação do clima e na manutenção da vida de suas populações como pela crescente relevância que a região tem nas discussões sobre o modelo de desenvolvimento nacional.
A importância que a sociedade brasileira cada vez mais enxerga na floresta motivou os diversos movimentos e organizações socioambientais a saírem às ruas pelo segundo ano consecutivo. A celebração do Dia da Amazônia é também um alerta para o Brasil e o mundo sobre a importância do bioma para o combate às mudanças climáticas, trazendo a preservação da Floresta Amazônica como elemento central para o debate público brasileiro.
Dezenas de ações descentralizadas acontecerão em todo o território nacional até o dia 30, como oficinas, peças de teatro, atividades esportivas e educativas, plantio de árvores, exposições e exibição de filmes. Todas focarão na temática da proteção e valorização da Amazônia.
A iniciativa, com o nome de Festivais Dia da Amazônia 2023 para marcar o Setembro Amazônico, é realizada pelas organizações socioambientais Nossas, labExperimental, Condô, Tendal da Lapa, Namaloca, Orígenas, Movimento Amazônia de Pé, Associação Gira Mundo, Instituto Mapinguari, Utopia Negra, Reocupa, Lab da Cidade e Instituto Clima e Sociedade (iCS), com a participação de outras dezenas de instituições socioambientais. A mobilização pretende atrair públicos diversos ao longo das programações de cada cidade, levando a mensagem de que a Amazônia está em todo lugar, muito além de suas fronteiras, e merece ser comemorada.
O show de abertura será o Festival Amazônia de Pé, em Alter do Chão, em Santarém (PA), no dia 2 de setembro. Se apresentarão o Ritual do Sairé, Espanta Cão, Lane Lima (Guardiã Tribal – Tribo Munduruku), Suraras do Tapajós, Marciele Albuquerque (Cunhã Poranga – Boi Caprichoso), Priscila Castro convida Cleide do Arapemã, Boto Cor de Rosa e Boto Tucuxi, Dona Onete e Zek Picoteiro.
No dia seguinte, 3 de setembro, em São Paulo, o Tendal da Lapa recebe o Festival Baile da Terra, a partir das 14h. Entre os nomes que se apresentarão estão o Nomade Orquestra com Russo Passapusso e Dj Ália.
Em Manaus, no dia 9, será a vez do Festival Grito na Rua. Macapá recebe o Festival Nossa Amazônia em 17 de setembro. E, fechando as comemorações, acontece em 30 de setembro o Festival Re(x)istencia Fest lll, em São Luís. Confira a programação abaixo.
Ações descentralizadas por todo o país homenageiam a Amazônia
Além dos festivais nas cinco cidades, está sendo organizada a Virada Cultural Amazônia de Pé, conduzida pelo Movimento Amazônia de Pé. A programação da Virada reúne dezenas de ações descentralizadas por todo o país, como oficinas, cine-debates, rodas de conversa e outras atividades organizadas de maneira autogestionada por seus proponentes. Outras ações e atividades serão realizadas por organizações socioambientais participantes na mobilização do Setembro Amazônico. Confira aqui.
Programação Festivais Dia da Amazônia 2023 – Setembro Amazônico
Alter do Chão – Festival Amazônia de Pé
Data: 2 de setembro
Local: Aldeia Alter do Chão – Território Borari / Santarém-PA
Endereço: Lago dos Botos
Organização: Nossas
Line-up (a partir das 16h):
Ritual Do Sairé
Espanta Cão
Lane Lima (Guardiã Tribal – Tribo Munduruku)
Suraras Do Tapajós
Marciele Albuquerque (Cunhã Poranga – Boi Caprichoso)
Priscila Castro convida Cleide Do Arapemã
Boto Cor De Rosa E Boto Tucuxi
Dona Onete
Zek Picoteiro
São Paulo – Baile na Terra
Data: 3 de setembro
Local: Tendal da Lapa
Endereço: Rua Guaicurus 1100 – Água Branca
Organização: labExperimental + Condô Cultural + Tendal da Lapa
Line-up (a partir das 14h):
Blocos Água Preta e Kaya na Gandaia
Célia Sampaio – Dama do reggae
Danças com Auto do Boi Estrelinha e Cia Cambona
Nomade Orquestra com Russo Passapusso
Dj Ália
Manaus – Grito Rua
Data: 9 de setembro
Local: Av. Autaz Mirim, 4785-4803, bairro São José Operário
Organização: Na Maloca – Organização Orígena
Line-up:
15h – Abertura
16h às 16h30 – Grupo Kuiá
16h40 às 17h20 – Lua Negra
17h30 às 18h20 – Chora Cachorro
18h20 às 19h – Rafa Militão
19h às 20h – Batalha de MC´s
20h10 às 21h10 – Johnny Jack Mesclado
21h30 às 22h30 – Banda K’Boclos
Macapá – Festival Nossa Amazônia
Data: 17 de setembro
Local: Av. Mario Cruz, entre o Teatro das Bacabeiras e a Praça Veiga Cabral – Centro
Organização: Associação Gira Mundo, Instituto Mapinguari e Utopia Negra
Line-up (a partir das 16h):
Banda Negro de Nós part. Jhimmy Feiches
Aparelhagem Amazônia Fusion
Máfia Nortista
Yanna MC
Izza Brown + Márcia Fonseca
Grupo Entre Amigos + Charlinho + Júnior Madureira + Jéssica Wanny + Marcelinho do Cavaco
Chocolate com Pipoca
DJ Dominatrix
Grupo de Marabaixo Ancestrais + Marabaixo da Juventude
Grupo Movimento sem Limites
Intervenção Poética As Juremas
São Luís – Re(x)istencia Fest lll
Data: 30 de setembro
Local: Parque do Rangedor
Organização: Reocupa
Endereço: Av. Dep. Luís Eduardo Magalhães, SN – Alto do Calhau, São Luís
Line-up (das 13h à 01h):
Bnegão
Grupo Ponto Br
Banda Lombreta
Banda Cofo de Parafernalha
Paulão
Rejane Araújo convida Raiz Tribal
Batalha na Praça edição Amazônia
Batalha Vogue
Djs
Feira Balaio de Resistência
Feira Agroecológica E-maranhadas – compre de quem planta e Inúmeras outras atrações em mais de 12h Festejando a Amazônia
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.