Sofia Lourenço; 14/06/2024 às 18:08

Exposição ‘Entre Passageiros’ do Coletivo Vadios estreia nesta sexta na Galeria Gal em Belém

A exposição 'Entre Passageiros' do Coletivo Vadios, explora a efemeridade do dia-a-dia através de diversas formas de arte

A exposição “Entre Passageiros”, do Coletivo Vadios, inaugura, nesta sexta-feira (14), às 19h, a Galeria Gal, situada no Espaço Cultural Outros Bárbaros. Com curadoria de Pablo Mufarrej, a mostra  segue em cartaz até dia 28 deste mês. O evento tem entrada gratuita.

Imagem: Série “Perdidos na tradução”, de Gabriel Lima

Roberto Júnior, conhecido como Eremita e integrante do Coletivo Vadios, explica que o nome da mostra é inspirado na ideia de retratar as experiências vividas entre os destinos, com foco nos caminhos e nas trajetórias que muitas vezes passam despercebidos na correria do dia-a-dia. 

“Ser passageiro é estar em constante movimento, essas obras são aquele lembrete de que a condição de passageiro é parte da nossa natureza, mas também vem para mostrar que esse caminho é belo”, afirma Eremita ao Portal Jambu.

A exposição apresenta reflexões sobre a transitoriedade do mundo e o percurso diário das pessoas, destacando a natureza efêmera dos ambientes que nos cercam. “Entre Passageiros” conta com nove obras, incluindo séries de trabalhos, utilizando diversas linguagens artísticas como fotografia, pintura, desenho e técnicas mistas. Além de Roberto Júnior, participam os artistas Ana Clara, Gabriel Lima, Gustavo Souza, Maria Eduarda Bentes, Marina Vieira, Matheus Siqueira e Monique Ferreira. A montagem é assinada por Marcelo Lobato. A mostra pode ser visitada de quinta a sábado, das 10h às 01h da manhã.

O convite para a realização da exposição veio quando duas artistas membros do Coletivo estavam pintando um mural no “Outros Bárbaros”. Ao serem convidadas para fazer a exposição inaugural da Galeria Gal, elas aproveitaram para apresentar o trabalho dos outros artistas que também integram o grupo.

O grupo é formado por nove artistas, dos quais oito participam de “Entre Passageiros”. O nome “Vadios” é uma reapropriação do termo pejorativo usado para descrever artistas de origem humilde. 

“O que liga esse coletivo, além do fato de sermos artistas emergentes, é a paixão pela síntese da arte e produções de viés mais ‘caseiro’, se é que dá pra chamar assim. A gente se vira com o que tem, sem depender de superestruturas, o que abre porta pra muita pesquisa e experimentação em todo tipo de mídia”, conta Roberto ao Portal Jambu.

Serviço:

Exposição “Entre Passageiros”, do Coletivo Vadios

Abertura: Sexta-feira, dia 14 de junho, às 19h.

Período de exibição: Até dia 28 de junho, de quinta a sábado, das 10h às 01h da manhã.

Local: Galeria Gal, Centro Cultural Outros Bárbaros, Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 616 – Bairro da Batista Campos.

Entrada gratuita

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.