ArteEntretenimento

Espetáculos teatrais da companhia amazonense Grupo Jurubebas de Teatro entram em circulação nacional

Dois espetáculos do repertório do Grupo Jurubebas de Teatro embarcam para uma pequena circulação em festivais nacionais e internacionais sediados no estado de Minas Gerais, Sudeste do País. “Quarto Azul”, espetáculo que está há 6 anos em cartaz, desembarca nas cidades de Araçuaí, no dia 9 de setembro, e Matias Barbosa, no dia 29 de setembro, onde é o único integrante da região Norte.

Imagem: Divulgação/ Grupo Jurubebas

“Desassossego”, espetáculo premiado em festivais do Amazonas, São Paulo e Distrito Federal, desembarca na cidade de Belo Horizonte no dia 16 de setembro, na programação do maior festival de cenas curtas do Brasil, o Cenas Curtas Galpão Cine Horto.

“Quarto Azul” conta a história de um casal no começo de seu relacionamento. O primeiro encontro, o primeiro beijo, a primeira relação, tudo é apresentado de forma cômica e romântica. A peça possui em sua trajetória mais de 15 indicações e quatro prêmios em eventos nacionais e é protagonizada por Felipe Jatobá e Leandro Paz.

“’Quarto Azul’ tem um significado muito especial. Além de contar a nossa história, traz uma narrativa que cria de imediato uma identificação com todos aqueles que já se apaixonaram um dia. Esse trabalho também é uma forma sutil de mostrar que, para o amor, o preconceito deve passar longe”, diz Leandro, que além de protagonizar a peça, é também o sonoplasta do projeto.

Reflexão

“Desassossego” é um recorte do período pandêmico na cidade de Manaus, que em janeiro de 2021 sofreu com a falta de oxigênio nos hospitais. Em cena há três corpos representativos: um ator indígena, uma atriz transsexual e uma professora, que apresentam seu cotidiano de confinamento durante o período de distanciamento social. A obra estreou em setembro de 2021 e foi bem recebida pela crítica, sendo apresentada em Manaus, Brasília, Vinhedo (SP) e, agora, Belo Horizonte (MG).

“Em 2023 o retorno do espetáculo se deu no palco do Teatro Amazonas: nada mais simbólico que receber uma benção de todos os deuses e deusas que passaram por aquele palco antes de levarmos nossas vivências para outros estados do Brasil”, completa Felipe.

Imagem: Divulgação/ Grupo Jurubebas

Sobre o grupo

O Grupo Jurubebas foi fundado em 16 de dezembro de 2016, em 7 anos de atuação na cidade de Manaus, e já circulou por todas as regiões do Brasil em mais de 20 participações em festivais nacionais e internacionais, furando uma grande barreira que dificulta o acesso de produções nortistas a esses eventos.

“Poder levar uma produção amazonense para o mercado cultural dos festivais nacionais é uma conquista não só para nós que estamos nessa programação, mas abre um caminho para que outros grupos do Amazonas possam ter um trabalho também reconhecido”, afirma Felipe Maya Jatobá, ator e diretor do grupo.

Os artistas

O Grupo Jurubebas de Teatro atua valorizando os novos talentos da cena teatral manauara, e possibilita que esses nomes ainda pouco conhecidos possam ganhar reconhecimento pela dedicação e trajetória dentro do processo de construção de sua carreira.

As atrizes Nicka e Raiana Prestes, ambas de apenas 21 anos de idade, já participaram de festivais locais e regionais, com indicações a premiação de Melhor Atriz nos Festival de Teatro da Amazônia (AM) e Festival de Teatro do Tapajós (PA); Leandro Paz, 26, foi premiado no XV Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (MG) esse ano, e já esteve presente em festivais nas cidades de Brasília (DF), Ponta Grossa (PR), Santarém (PA), Viçosa (MG) e, agora, Belo Horizonte, Araçuaí e Matias Barbosa (MG).

Os trabalhos são dirigidos por Felipe Maya Jatobá, artista amazonense que há 13 anos atua nos segmentos das artes da cena, produção cultural e audiovisual, co-autor do livro “Amazonas Dramaturgia Vol.2”, pela diretora Diversa, de São Paulo.

Outros nortes

O Grupo Jurubebas também está confirmado para o II Festival Dulcina de Teatro, que ocorrerá no mês de novembro na cidade de Brasília (DF). Em Manaus, o grupo realizará a segunda edição do curso “Jovens Produtores” em janeiro de 2024, com turmas nos bairros São José Operário e Santa Etelvina, e apoio do Conselho Municipal de Cultura, através do edital Manaus Faz Cultura 2023.

 

Mais recentes

Arte

Centro de Memória e Cultura inaugura exposição ‘Raízes Roraimenses’ em Boa Vista

TJRR e Sesc Roraima apresentam obras da produção visual roraimense, do clássico ao contemporâneo
Entretenimento

Turnê do Palco de Bonecas chega a Presidente Figueiredo neste sábado (7)

Espetáculo cênico-musical percorre municípios do Amazonas com homenagens a ícones da cultura LGBTQIAPN+ e entrada gratuita
EventosMúsica

Rafa Militão apresenta o show ‘Herança’ com entrada gratuita no Teatro Amazonas

Apresentação será no dia 11 de março, às 20h, com participações de Dacota Mc e Márcia Siqueira
Mundo

Lutadora amazonense é indicada ao prêmio de melhores do ano do desporto universitário

Atleta de wrestling com títulos sul-americanos, mundial universitário e brasileiros concorre na premiação nacional de 2025.
Arte

Centro de Memória e Cultura inaugura exposição ‘Raízes Roraimenses’ em Boa Vista

TJRR e Sesc Roraima apresentam obras da produção visual roraimense, do clássico ao contemporâneo
Entretenimento

Turnê do Palco de Bonecas chega a Presidente Figueiredo neste sábado (7)

Espetáculo cênico-musical percorre municípios do Amazonas com homenagens a ícones da cultura LGBTQIAPN+ e entrada gratuita
EventosMúsica

Rafa Militão apresenta o show ‘Herança’ com entrada gratuita no Teatro Amazonas

Apresentação será no dia 11 de março, às 20h, com participações de Dacota Mc e Márcia Siqueira
Mundo

Lutadora amazonense é indicada ao prêmio de melhores do ano do desporto universitário

Atleta de wrestling com títulos sul-americanos, mundial universitário e brasileiros concorre na premiação nacional de 2025.

Relacionadas

Entretenimento

Casa das Artes recebe espetáculo de dança inspirado em Elis Regina

Projeto reúne estudantes e artistas que apresentam uma leitura sensível da obra da cantora; apresentações ocorrem nos dias 28 de fevereiro e 1º de março
Entretenimento

Bloco do Decreto abre Circuito de Carnaval na avenida Nilton Lins com entrada gratuita

Festa acontece neste sábado (14), a partir das 16h
EntretenimentoEventos

Fãs de Stray Kids se reúnem em evento gratuito em Manaus neste fim de semana

Grupo sul-coreano é um dos principais nomes do K-pop atual e inspira encontro de fãs com atividades interativas na capital amazonense
Acessar o conteúdo