Mafê Santana; 22/09/2025 às 11:28

Espetáculo ‘Sebastião’ leva Ateliê 23 a cinco indicações no Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025

Companhia amazonense concorre com o espetáculo ‘Sebastião’ em cinco categorias

O Ateliê 23, referência do teatro amazonense, foi indicado em cinco categorias do Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025.

ateliê 23
Crédito: Allícia Castro

A companhia, que atualmente circula o espetáculo “Sebastião”, concorre em “Melhor Companhia de Teatro”, “Melhor Elenco”, “Melhor Qualidade Artística de Produção”, “Melhor Figurino” e “Melhores Adereços e Objetos de Cena”.

As indicações coroam um ano de sucesso da montagem, que tem lotado plateias em diferentes estados e alcançado elogios da crítica.

Reconhecimento nacional

O Prêmio Cenym é concedido anualmente pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB) e reconhece o trabalho de profissionais de diversas áreas da cena teatral no País.

A votação é feita por um grupo de especialistas que inclui atores, diretores, cenógrafos, iluminadores, figurinistas e outros artistas em atividade.

“Isso é resultado de um trabalho continuado, mas também fora de Manaus, com mais pessoas assistindo ‘Sebastião’. Estivemos em festivais importantes como o Cena Contemporânea de Brasília, o Festival de Curitiba e a Mostra Todos os Gêneros, no Itaú Cultural. Esses espaços são fundamentais para dar visibilidade ao nosso trabalho”, destacou Taciano Soares, que divide a direção do espetáculo com Eric Lima.

Segunda vez no Cenym

Esta é a segunda participação do Ateliê 23 no prêmio. Em 2023, a companhia conquistou o título de “Melhor Companhia” e também levou a categoria “Melhor Figurino” com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, além de emplacar outras indicações.

“Só temos a agradecer ao júri e à confiança do Prêmio Cenym, que tem olhado para o Amazonas nos últimos anos. Ainda não chegamos nas categorias principais, como espetáculo e direção, mas entendemos que estamos abrindo caminho para outros projetos”, acrescentou Soares.

Inspirado no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, o espetáculo mistura memórias da década de 1970 no Bar Patrícia com números musicais e depoimentos que abordam violências e resistências.

O título faz referência a São Sebastião, ressignificado na montagem como patrono da comunidade LGBTQIAPN+. No palco, os atores dão vida a sete drag queens — Carmencita, Little Drag, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane.

Além da peça, a trilha sonora original está disponível nas plataformas de áudio, com músicas como “Toda La Noche”, “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”. A estreia ocorreu em novembro de 2024.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.