Isabella Botelho; 17/04/2023 às 10:30

Eneva apresenta projetos voltados a crianças e jovens no interior do AM

Novas parcerias foram anunciadas, como o Conexões Musicais, os Vingadores, o DICARA e o Olha o Curumim

A Eneva, que é a maior operadora privada de gás natural em terra do Brasil e uma empresa integrada de energia, divulgou, na quinta-feira, 13, os projetos Conexões Musicais, Vingadores, DICARA e Olha o Curumim, que vão beneficiar os jovens das regiões de Silves, Itapiranga e Itacoatiara, no interior do Amazonas.

Os anúncios foram feitos com a participação da população de Silves, na sede da Prefeitura da cidade. Estiveram presentes o prefeito, o secretariado municipal, vereadores da câmara, agentes da sociedade civil e representantes dos projetos da OSB, da Associação Esportiva Vingadores, da Fundação Amazônia Sustentável e da Amazon Produções – todos fomentados pela companhia.

“Estamos muito empolgados para trazer projetos deste porte para auxiliar no desenvolvimento do interior do Estado. Um dos nossos focos é investir no futuro das crianças e adolescentes de regiões como Silves, Itapiranga e Itacoatiara. Sabemos que educação transforma vidas”, explica a diretora de ESG, Saúde & Segurança e Comunicação da Eneva, Anita Baggio.

Foto: Divulgação/Eneva

Conexões Musicais: programa inédito para a transformação social com o uso da música

O Conexões Musicais é uma iniciativa inédita no Amazonas e que pretende impactar positivamente a população no interior do Estado por meio da música. Ele acontecerá nas escolas de Silves e Itapiranga com 130 horas de aulas gratuitas de capacitação, unindo inclusão social, música, educação e meio ambiente. Cerca de 200 alunos desses dois municípios serão beneficiados com atividades gratuitas de aperfeiçoamento musical e educação ambiental por meio de seminários. Além disso, o projeto prevê a realização de três concertos musicais, incluindo uma apresentação inédita da OSB, em conjunto com músicos locais, no dia 19 de outubro de 2023, no Teatro Amazonas, em Manaus.

Vingadores: iniciativa apoiada pela Eneva vai formar atletas

Outra novidade anunciada foi o programa Os Vingadores, que pretende potencializar os talentos esportivos de crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, preparando esses jovens para que se tornem atletas de alto rendimento em futebol de campo e futsal. Graças à parceria com a companhia, será possível levar de Manaus para o interior do Estado a metodologia de ensino que capacitará esses alunos para que sejam jogadores de alta performance e possam ter condições de participar de campeonatos pelo Brasil com a Associação Esportiva Vingadores, que é parceira da Eneva nesta iniciativa.

DICARA: reforço da Cidadania dos jovens ribeirinhos

Durante a cerimônia também foi divulgado o início da parceria com a Fundação Amazônia Sustentável, responsável pelo projeto DICARA, que atua desde 2014 em diversos municípios do Amazonas. O objetivo é desenvolver integralmente a criança e o adolescente ribeirinho da Amazônia por meio da conscientização de seus direitos e deveres. No dia 25 de abril de 2023, com o apoio da Eneva, será realizado em Itapiranga o lançamento do DICARA, que executará oficinas socioeducativas, de informática, de manicure, de culinária regional etc. O DICARA também irá abrir um edital público convocando mão de obra local qualificada, com foco em Silves e em Itapiranga, para atuar como instrutores dessas oficinas.

Olha o Curumim: as crianças aprendendo e alertando sobre a segurança no trânsito

A companhia também vai ampliar o alcance do Olha o Curumim, que é um projeto da Amazon Produções fomentado pela Eneva, voltado para a educação no trânsito. São utilizadas representações teatrais interativas com crianças de quatro a sete anos, com o espetáculo “Olha o Curumim no Trânsito”. Em 2022, três mil crianças foram impactadas positivamente e, em 2023, este número irá dobrar, alcançando seis mil crianças de Silves, Itapiranga e Itacoatiara.

Enquanto o lançamento ocorria na prefeitura de Silves, no lado externo, era realizada uma feira com produtos locais, provenientes de iniciativas também apoiadas pela Eneva. A população pôde se conectar com integrantes de projetos como o Agroflorestais, de estímulo à bioeconomia, à geração de renda com uso da agricultura valorizando a floresta em pé, produção mel amazônico de abelhas sem ferrão; do café Robusta; e o Elas Empreendedoras, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social para que sejam economicamente independentes por meio da fabricação de biojoias, produção culinária e artesanato.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.