Com realização da Brain+, o espetáculo ‘Elas Brilham. Vozes que iluminam e transformam o mundo Doc.Musical’ irá estrear dia 29 de julho no Teatro Claro Rio, em Copacabana. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.sympla.com.br e na bilheteria do teatro. Após a temporada carioca de 29 de julho a 22 de agosto de 2022, o espetáculo ainda sairá em turnê pelo país e passará por capitais como Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).
O Doc.Musical é a experimentação de um novo gênero cênico que une ferramentas de documentário, teatro e música para contar a história dos grandes momentos da humanidade. Com olhar em coletivos, grupos e épocas, a música é, de fato, a grande protagonista de um Doc.Musical, que, por isso, não apresenta a biografia de um artista específico. A utilização de material de arquivo (fotos, vídeos e depoimentos reais), somado a cenas, textos e canções cantadas ao vivo pelos atores são recursos adotados para que o público tenha a oportunidade de reviver fatos históricos e descobrir, por exemplo, a verdadeira origem das músicas de sucesso da época, como elas surgiram, em que contexto foram criadas e como afetaram a vida do artista e da geração que as acompanharam.
‘Elas Brilham. Vozes que iluminam e transformam o mundo Doc.Musical’ propõe uma nova narrativa histórica que tem as mulheres como protagonistas, inovadoras, pioneiras e transformadoras do mundo e da música. Ele foi pensado pois a história da humanidade registrada em livros e ensinada nas escolas é em grande parte contada a partir do ponto de vista masculino: as mulheres raramente estão em foco, apontando sempre os homens para que sejam vistos como exemplo e como única fonte capaz de revoluções ou conquistas.
O roteiro do musical apresenta uma cronologia histórica de lutas e conquistas que vão de Lilith (mito da primeira mulher de Adão) a Anitta (cantora brasileira que está reinventando o marketing do showbiz em 2022). Toda a costura no palco é recheada de recursos audiovisuais contendo dados históricos, recortes de reportagens e gravações da época.
Nos anos 30 e 40, na Era de Ouro da Rádio no Brasil, Ângela Maria, Carmem Miranda e cantoras da rádio brilharam e enfrentaram preconceito por serem artistas quando a profissão não era considerada decente. Nesse contexto, vozes modernistas como a de Bertha Lutz foram importantes na conquista de direitos básicos, como o direito ao voto feminino.
Estilos como soul, jazz e blues apresentam os movimentos de mulheres negras na conquista de direitos civis no mundo, com destaque para cantoras como Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Etta James e Sarah Vaughan.
A mulher que deu origem ao rock and roll, Sister Rosetta, e outras que marcaram o estilo, como Janis Joplin, Wanderlea, Rita Lee, Marina Lima, Cássia Eller, Annie Lenox e Tina Turner, desconstruíram padrões do papel feminino e enfrentaram as mais diversas tentativas de domar, castrar e padronizar o comportamento das mulheres.
No samba, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Alcione, Clara Nunes, Beth Carvalho e Jovelina Pérola Negra resgataram o poder ancestral da força divina das mulheres e dominaram o gênero musical que antes era exclusivamente masculino.
Na MPB, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Baby do Brasil, Fafá de Belém, Sandra de Sá e muitas outras provaram, com suas vozes, que ser mulher no Brasil já é um ato político. Conquistas como a pílula anticoncepcional, o divórcio e a delegacia da mulher possibilitaram avanços nos direitos femininos.
O movimento da disco music, com Donna Summer, Glória Gaynor e Frenéticas, e a Era do Brilho formaram uma época em que as mulheres se autoafirmaram frente à sociedade machista e utilizaram-se de figurinos sexy e luxuosos para demonstrar também a sua importância e seu esplendor para todos que as discriminavam.
Na música pop e no R&B, Madonna, Beyoncé e muitas outras conquistaram o topo da indústria musical com salários milionários e vendas estratosféricas, e mostraram ao mundo que mulheres podem e devem ser poderosas, chefes, líderes e livres para escreverem suas próprias histórias.
Os gêneros forró, com Elba Ramalho; o axé, com Margareth Menezes, Ivete e Claudia Leitte; o funk, com Fernanda Abreu, Tati Quebra Barraco, Luísa Sonza e Anitta; o feminejo, com Simone e Simaria, Maiara e Maraísa, Naiara Azevedo e Marília Mendonça, provam que as mulheres conquistaram o sucesso e hoje dominam as paradas em gêneros musicais que antes eram exclusivamente masculinos.
Outras mulheres incríveis que mudaram o mundo e são homenageadas em ‘Elas Brilham’ incluem Dandara, Chiquinha Gonzaga, Nísia Floresta, Angela Davis, Rosa Parks, Simone de Beauvoir, Lélia Gonzalez, Tia Ciata, Bibi Ferreira, Leila Diniz, Dorina Nowill, Dercy Gonçalves, Maria Da Penha, Malala, Michelle Obama, Preta Gil e muitas outras.
O novo Doc.Musical foi criado para dar voz e contar as histórias de mulheres que quebraram preconceitos, venceram o machismo e abriram as portas para o futuro da humanidade. Em cena, sete atrizes do teatro musical brasileiro cantam do soul de Aretha Franklin ao rock de Rita Lee e Tina Turner, do talento de Elis Regina às composições autorais de Dona Ivone Lara, da voz eterna de Whitney Houston ao pop de Madonna, do feminejo de Marília Mendonça às novas vozes que continuam a iluminar o mundo. ‘Elas’ são cantoras, escritoras, cientistas, atrizes, pintoras, professoras, donas de casa. Mais que um espetáculo, ‘Elas Brilham’ pretende celebrar a mulher e abrir um espaço de fala tão necessário a elas.
Elenco
Sabrina Korgut @korgut
Ivanna Domenyco @ivannadomenyco
Jullie @jullieoficial
Thalita Pertuzatti @thalitapertuzatti
Débora Pinheiro @deborapinheiroreal
Ludmillah Anjos @lujoficial
Diva Menner @divamenner
Equipe criativa
Diretor: Frederico Reder
Roteirista: Marcos Nauer
Assistente de direção/Direção residente: Rosana Chayin
Diretor musical: Jules Vandystadt
Diretor de comunicação/marketing: Mauricio Tavares
Diretora de arte: Bárbara Lana
Cenógrafa: Natália Lana
Figurinista: Bruno Perlatto
Coreógrafo: Victor Maia
Iluminadora: Mariana Pitta
Designer de som: Talita Kuroda
Visagista: Adriana Almeida
Equipe de produção
Produtor geral: Frederico Reder
Produtores executivos: Alex Felippe e Luana Simões
Assistente de produção: Dalila Tardell
SERVIÇO
Temporada Rio de Janeiro: de 29 de julho a 22 de agosto de 2022
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apresentado por Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e BRASILPREV.
Patrocínio: Momenta Farmacêutica e Lorenzetti
Apoio: Enesa, Teleperformance, Tenda Atacado, Grupo TBE/Alupar, Claro e Estapar
Realização: Quarta Dimensão Entretenimento, Brain+, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo
Local: Teatro Claro Rio
Shopping Cidade Copacabana
Endereço: Rua Siqueira Campos, 143 – 2º Piso – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22031-071
Capacidade: 659 pessoas
https://teatroclarorio.com.br/
Classificação: livre
Duração: 100 minutos
Sessões
- sexta-feira às 17h
- sábado às 17h
- domingo às 20h30
- segunda-feira às 20h30
Descontos:
50% de desconto destinado a:
- Cliente e colaborador Brasilprev: desconto para compras de ingressos,
- Cliente Claro Clube: limitado a 4 ingressos por sessão. Necessário informar o número do CPF do titular no ato da compra e apresentar a fatura na entrada do evento, válido nas compras realizadas na bilheteria do teatro e no site da Sympla.
- Meia-entrada: confira as regras da lei de meia-entrada em www.bileto.sympla.com.br/meia-entrada
Obs.: É necessário apresentar documento que comprove o direito ao desconto na entrada do espetáculo. O benefício prevê a reserva para idosos, estudantes, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência de pelo menos 40% dos ingressos de meia-entrada por espetáculo. Consulte também: www.documentodoestudante.com.br
Descontos sobre o valor inteiro dos ingressos e não cumulativos.
Informações importantes:
- Não é permitida a entrada no teatro após o início do espetáculo. Em caso de atraso, não haverá devolução do valor dos ingressos e nem a troca para outro dia ou sessão. Caso haja liberação no teatro, o assento automaticamente se tornará livre.
- Assento para obesos: informamos que este assento é duplo e se destina ao conforto do cliente obeso.
- Seguimos todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades competentes de saúde.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.