A DJ e produtore musical manauara Noologia integra o lineup da segunda edição do Festival Amazônia Queer, que acontece de 18 a 20 de dezembro, em Alter do Chão (PA), reunindo artistas LGBTQIAPN+ de diversas cidades do Norte. O evento, realizado pelo Selo Alter do Som com patrocínio do Banco do Brasil, celebra a produção cultural queer amazônica por meio de shows, debates e feira criativa em três dias gratuitos para o público.

Nome em ascensão na cena eletrônica e ballroom de Manaus, Noologia atua como DJ, produtore cultural e integrante da Kiki House of Shaolin, sendo uma das vozes mais expressivas da estética underground da capital. Noologia está por trás de iniciativas como Queerzonas, Dummy Sessions e N-BASS, movimentos que fortalecem espaços de experimentação e presença para corpos LGBTQIAPN+ na cidade.
Sua pesquisa sonora explora fronteiras entre gêneros, misturando influências pop a texturas industriais, percussões aceleradas e elementos do funk, techno, guaracha e bass music, estética que marcou seu EP lançado em 2025, “MONDO MUSIQUE”. Na pista, Noologia cria atmosferas intensas e celebratórias, afirmando identidades e propondo novos imaginários para a música eletrônica amazônica.
O Festival Amazônia Queer também reúne Suraras do Tapajós, Raidol, AQNO, RAWI, As Karuana, entre outros artistas que compõem um panorama diverso da cultura LGBTQIAPN+ nortista. A programação ocorre no Espaço Alter, em Alter do Chão, um dos principais polos turísticos e culturais da região.
Para a direção do festival, a edição deste ano reforça a importância do encontro entre diferentes cenas amazônicas. “A Amazônia também é queer, diversa e profundamente viva”, afirma o coordenador geral Gabriel Rego Licata. A programação completa encontra-se nas redes sociais do evento.