Em decisão tomada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o dia 2 de abril ficou marcado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A ideia é que as pessoas compreendam a importância de se solidarizar em prol da causa e lembrem que a inclusão vai muito além de dar acesso à educação ou ao esporte: é preciso fazer com que a criança se sinta à vontade e verdadeiramente integrada às atividades sociais.
Segundo a OMS, o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. Porém, milhões de pessoas vivem sem ser reconhecidas pela sociedade, seja por falta de representatividade ou por ser uma condição ainda vista com muito preconceito e estereótipos. Retratar a vida de quem está no espectro é um desafio que Hollywood assume constantemente, afinal, precisamos da melhor arma para lutar contra o preconceito: a informação. Pensando nisso, selecionamos alguns filmes e séries que retratam a multiplicidade dos universos do espectro e mostram pessoas autistas levando uma vida como outra qualquer.
The Good Doctor
A série da ABC traz Freddie Highmore na pele do Dr. Shaun Murphy, um brilhante médico que está no espectro do autismo e passa a trabalhar no famoso hospital San Jose St. Bonaventure Hospital. Lá, ele precisa vencer o preconceito e provar seu valor aos colegas de trabalho, superiores e pacientes.
Atypical
Comédia original da Netflix, a série acompanha Sam Gardner (Keir Gilchrist), um rapaz de 18 anos que vive com os pais e a irmã mais velha. A trama mostra Sam passando pela puberdade e aprendendo a lidar com o seu lado emocional ao mesmo tempo em que busca a independência de seus familiares.
The A Word
Série britância de drama, a produção acompanha a jornada de uma família e tudo que se altera ao descobrirem que o filho, de 5 anos, tem autismo. Ainda que pouco conhecida do grande público, The A Word teve boa recepção nas primeiras temporadas.
Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador
Filme de 1993 que rendeu a primeira indicação de Leonardo DiCaprio ao Oscar, Gilbert Grape acompanha a trajetória do personagem que dá nome ao filme, vivido por Johnny Depp, que precisa cuidar do irmão mais novo, Arnie (DiCaprio) e da mãe. O filme traz uma bela mensagem sobre aceitação e amor.
Tudo que Quero
Protagonizado por Dakota Fanning, o filme acompanha uma garota brilhante que ama escrever e foi deixada em um lar especial, onde passa dias desempenhando funções básicas em uma rotina voltada à melhor convivência. Aos poucos, ela se considera apta para uma reintegração longe da clínica e cogita morar sozinha.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.