Thaís Andrade; 27/01/2023 às 09:30

Design: série inédita apresenta designers brasileiros especializados em madeira

Série traz, em cada um de seus oito episódios, entrevistas com artistas de reconhecimento mundial

Estreia no canal Curta! a série “Alma em Madeira”, dirigida por Bárbara Heckler, que acompanha a rotina de trabalho de designers brasileiros especializados em obras em madeira. Em cada um dos oito episódios, um artista de reconhecimento mundial é entrevistado. São eles: Paulo Alves, Morito Ebine, Fernando Mendes, Fernanda Barreto, Ricardo Graham, Julia Krantz, Claudia Moreira Salles e Hugo França. Cada um traz uma história de vida relacionada ao desenvolvimento da técnica do uso da madeira na arte e no design.

O primeiro episódio, “Paulo Alves”, vai ao centro da capital paulista para encontrar o designer Paulo Alves e apresentar sua marcenaria, sua loja e sua casa. Discípulo da arquiteta Lina Bo Bardi, ele carrega consigo as lembranças do menino que subia árvores no interior do estado. 

“A madeira tem duas vidas: uma enquanto árvore, em que ela dá frutos, oxigênio, sombra, e depois você transforma ela numa casa ou numa cadeira, que é a segunda vida dela”, analisa. A estreia é na Terça das Artes, 31 de janeiro, às 23h.

É no agito das ruas do centro da capital paulista que o designer Paulo Alves se sente à vontade. Lá estão sua marcenaria, sua loja e sua casa. Suas peças de design com formas alegres carregam o DNA de menino que subia em árvores e chupava a manga do pé no interior de São Paulo. 

“Alma em Madeira” é uma série da Olé Produções viabilizada pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Após a estreia no Curta!, fica disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. 

Imagem: Paulo Alves na série ‘Alma em Madeira’

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.