Thaís Andrade; 28/04/2023 às 13:00

Curta!On celebra artistas que lutaram pela igualdade racial nas estreias de maio

O músico nigeriano Fela Kuti e o cineasta Melvin Van Peebles são personagens de documentários; e a série 'Tela sobre Tinta' apresenta artistas nacionais de destaque

O Curta!On – Clube de Documentários preparou uma seleção especial de produções para o mês de maio, incluindo documentários sobre artistas nacionais e personalidades internacionais que lutaram pela igualdade racial, além de três novas séries em seu catálogo. Cada uma dessas produções traz uma perspectiva única sobre arte, música e luta por direitos.

Dentre as novidades está “Meu Amigo Fela”, documentário que presta uma homenagem ao músico nigeriano Fela Kuti, conhecido por sua luta contra a opressão e a corrupção em seu país. O inédito “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro” é um documentário exclusivo do Curta!On que retrata a vida e a carreira do icônico cineasta Melvin Van Peebles, que desafiou as convenções de Hollywood em uma época de intensas tensões raciais nos Estados Unidos.

Já “Tela sobre Tinta” é uma série documental composta por cinco episódios independentes, cada um dedicado a um artista de destaque no cenário nacional. São protagonistas dos episódios: Anna Bella Geiger, Luiz Aquila, Athos Bulcão, Celeida Tostes e Farnese de Andrade

Além dessas produções, o Curta!On também apresenta duas novidades entre as séries de seu catálogo. “Terra Prometida” é uma animação que apresenta um mergulho profundo no passado brasileiro e na conexão do país com o regime nazista. A série traz à tona informações e fatos que foram mantidos ocultos por décadas e mostra como a ideologia do nazismo influenciou a sociedade brasileira de maneiras mais profundas do que se imaginava. Já “Salve o Prazer” é uma série documental que apresenta a vida e obra de Carlos Filho, mais conhecido como Cafi. Com uma trajetória artística que abrangeu quatro décadas, o fotógrafo, cenógrafo e artista plástico deixou sua marca na cultura brasileira. A série foi viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.