Thaís Andrade; 19/02/2024 às 14:13

Cultura: Manaus receberá oficinas para salvaguarda da Capoeira no Amazonas

Evento acontece nos dias 1º e 2 de março

Entre os dias 1º e 2 de março, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará oficinas para a salvaguarda da Capoeira no Amazonas. O encontro de mestres e praticantes da Capoeira no estado com profissionais do Iphan e pesquisadores está marcado para acontecer no Auditório Rio Solimões, localizado na Avenida Sete de Setembro, 1546, no Centro de Manaus. Os interessados em participar das oficinas devem confirmar presença por meio de formulário digital. Confira a programação do evento aqui.

Imagem: Divulgação

As oficinas para a salvaguarda da Capoeira no Amazonas são a oportunidade para mestres, praticantes e entusiastas desse bem cultural se conectarem e pensarem formas de cuidado e preservação da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil. Os debates fortalecerão o Plano de Salvaguarda da Capoeira no estado, documento que apresenta as iniciativas de proteção de maneira estratégica, os objetivos e o planejamento de ações a serem desenvolvidas.

Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira

Respectivamente inscritos nos “Livros de Registro das Formas de Expressão e dos Saberes”, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira são bens culturais que abrangem todo o território nacional e chegam a extrapolar fronteiras. A Capoeira é uma manifestação cultural presente em mais de 150 países, com variações regionais e locais criadas a partir de suas “modalidades” mais conhecidas: as chamadas “capoeira angola” e “capoeira regional”.

A Roda de Capoeira é um espaço profundamente ritualizado, congrega cânticos e gestos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que revelam companheirismo e solidariedade. É composta pelo mestre, contramestre e seus discípulos (alunos). Homens ou mulheres podem ocupar qualquer uma das funções, desde que tenham passado pelos rituais específicos.

Além disso, os dois bens culturais – Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres – expressam a história da resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Seus reconhecimentos como patrimônio demarcam a conscientização sobre o valor da herança cultural africana – herança que, no passado, foi reprimida e discriminada.

A partir do reconhecimento das práticas e saberes relacionados à Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil, em 2008, foram elaboradas estratégias para promover sua salvaguarda, inicialmente em nível federal e, posteriormente, de forma descentralizada. Em 2014, a Roda de Capoeira ganhou reconhecimento internacional como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Serviço

Oficinas de Salvaguarda da Capoeira no estado do Amazonas

Auditório Rio Solimões – Avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro – Manaus (AM)

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1.546 – Centro – Manaus (AM)

Datas: 1º/03, das 19h30 às 20h e / 02/03, das 9h às 18h

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.