Um grupo de crianças Sateré-Mawé da comunidade Nusoken, localizada no bairro da Redenção, em Manaus, está revolucionando a forma como as histórias indígenas são contadas. Através de um projeto inovador, elas estão criando a primeira revista em quadrinhos produzida por crianças indígenas do Brasil.
Para que a obra seja publicada, o grupo de autores criou uma campanha de financiamento coletivo por meio da plataforma online Catarse. Para apoiar o projeto, basta acessar o link e escolher as recompensas da campanha.
Um mergulho na cultura Sateré-Mawé através das HQs
Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural e preservar as tradições indígenas, crianças entre 7 e 15 anos tiveram a oportunidade de transformar suas vivências em narrativas visuais durante um curso de roteiro de quadrinhos em 2023. Durante o curso intensivo, os pequenos autores aprenderam técnicas de roteiro e tiveram a chance de criar suas próprias histórias em quadrinhos, com a ajuda de ilustradores profissionais.
Para finalizar o projeto e publicar a primeira revista em quadrinhos criada por crianças indígenas do Brasil, o grupo criou uma campanha de financiamento no site Catarse. O Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding, que permite que pessoas e projetos busquem apoio financeiro de uma comunidade de apoiadores.
As recompensas para os apoiadores incluem as versões de quadrinho no formato impresso e digital, além de outros quadrinhos de artistas do Amazonas. É possível apoiar o projeto a partir de R$ 15.
Ao apoiar o projeto, os apoiadores estarão fortalecendo a identidade cultural indígena permitindo que as crianças Sateré-Mawé expressem suas histórias e tradições; incentivando a leitura e a escrita promovendo o desenvolvimento cultural e intelectual das crianças; e preservando a cultura indígena ajudando a criar um legado cultural para as futuras gerações.
Acesse a campanha no Catarse: https://www.catarse.me/quadrinhos_satere_em_livro
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.