Patrícia Patrocínio; 12/04/2022 às 16:00

Conheça o álbum ORIKI, do rapper amapaense Pretogonista

O trabalho reúne referências ancestrais negras e da Nova MPA (Música Periférica Amapaense) produzida nas periferias

No final de março chegou em todas as plataformas o álbum ORIKI, do rapper Pretogonista. O artista, que é natural de Macapá (AP) e filho de um dos pioneiros do rap na cidade, juntou-se ao Natura Musical para produzir a obra. O trabalho reúne referências ancestrais negras e da Nova MPA (Música Periférica Amapaense) produzida nas periferias.

Em entrevista ao Mercadizar, o artista revelou que o objetivo do trabalho é algo bem pessoal: “Quando comecei a compor ORIKI, a partir da primeira música que deu origem ao nome do álbum, foi por uma questão minha de identidade negra. Eu queria fazer um resgate, e o principal objetivo desse álbum é fazer com que todo negro sinta-se pertencente a algo, à sua cultura e anscestralidade. Além de apresentar a cultura afrobrasileira”.

Além disso, Pretogonista se apresenta como rapper amazônico e traz em suas composições referenciais e sonoridades do Amapá, como o Marabaixo e os batuques. O artista também compartilhou que o processo criativo do álbum durou cerca de 6 anos e é resultado de várias experiências,

“O processo de criação se iniciou há 6 anos, quando compus ORIKI, a primeira música que deu nome ao álbum. Durante esse tempo eu não consegui lançar o trabalho por falta de recursos, foi quando entrou o Pororoca Sound junto ao Natura Musical e as coisas fluíram. Inclusive, eu lancei algumas músicas que seriam do álbum antes, e elas ficaram como singles. Durante esse tempo, eu pude amadurecer bastante como artista e pessoa; nesse processo, eu me tornei pai. Algumas músicas eu escrevi e gravei com a minha filha no colo. Foi enriquecedor criar esse álbum por ter me proporcionado várias experiências.”

São 8 faixas repletas de referências da cultura local, dos quilombos, atabaques e agogôs, instrumentos usados pelos ogãs e tocadores das festas tradicionais das malocas quilombolas e terreiros do Amapá.

Confira abaixo o álbum na íntegra:

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.