A Edição 2024 do Concurso que elegerá a “Miss Caipira da Diversidade” será realizada, nesta sexta-feira, 28. A competição faz parte da programação do “Arraial de Todos os Santos: o maior arraial da Amazônia”, promovido pelo governo do Estado através da Fundação Cultural do Pará (FCP), e possui um foco no público LGBTQIAPN+.
Um total de 50 candidatas vindas de diferentes regiões do Pará disputam o título. A premiação do concurso soma R$ 3 mil e serão premiadas as três primeiras colocadas segundo os critérios: conjunto, coreografia e traje. As performances começam a partir das 19h, na Arena Dona Graça, no Centur. A entrada é gratuita.
A categoria do concurso foi criada em 2003, com o nome “Miss Caipira Mix”, para possibilitar que pessoas LGBTQIAPN+ tenham maior acesso, visibilidade e respeito através de expressões da cultura popular. Segundo a diretora de interação cultural da FCP, Cláudia Pinheiro, o nome foi alterado em 2023 pela demanda da comunidade queer do estado por não se identificarem mais com o termo.
“A palavra MIX foi escolhida por ser o termo utilizado naquele momento para falar sobre pessoas LGBT (na época), seguindo movimentos nacionais da época como a Feira MIX que acontecia em São Paulo. Após ouvirmos a comunidade e sabermos sobre como preferiam a nomenclatura, o nome foi alterado”, explica Cláudia.
O Arraial
A 37ª edição do “Arraial de Todos os Santos” é uma iniciativa da FCP para promover e valorizar a cultura paraense e suas diversas manifestações. Desde o dia 8 de junho, os cinco espaços da Fundação Cultural do Estado do Pará foram tomados por apresentações das quadrilhas, grupos de Folguedos, pelo Auto Junino e agora também pelo Miss Caipira da Diversidade. A expectativa é que mais de 200 mil pessoas celebrem os santos juninos nos prédios da Fundação.
Nesta edição, a fundação homenageia o Mestre Verequete e Dona Graça, que por muitos anos participou do Concurso Estadual de Quadrilhas. Uma das homenagens que os artistas recebem, este ano, é ver seus nomes nos espaços da programação do grande arraial. A Praça do Artista, um dos espaços do Centur, está com o nome “Palco Verequete”. Já a Praça do Povo, onde ocorrem as apresentações, se tornou a “Arena Dona Graça”.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.