Matheus Menezes; 25/11/2025 às 17:52

Companhia de teatro ‘BuZum!’ aborda questões climáticas com peça infantil em escolas municipais de Manaus

Espetáculo inédito ‘E Agora?’ utiliza a linguagem do teatro de objetos e se apresenta nas escolas municipais João Valente e Thales Silvestre nos dias 26 e 27 de novembro

A companhia de teatro infantil BuZum! chega a Manaus com o espetáculo inédito “E Agora?”, que utiliza a abordagem do teatro de objetos para apresentar as questões climáticas aos estudantes de instituições públicas na cidade.

A nova temporada de apresentações estreou em setembro e já passou pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As apresentações em Manaus iniciaram no dia 24 e seguem até o dia 27 deste mês, com patrocínio da BIC, líder global em papelaria, isqueiros e lâminas. 

Foto: Divulgação

O espetáculo “E Agora?” conta com texto, direção e construção de cenário e de objetos da atriz, diretora e dramaturga Sandra Vargas. As apresentações são construídas a partir do teatro de objetos, vertente do teatro de animação em que objetos ganham vida por aquilo que evocam e não por manipulação ou marionetização. 

Na peça, dois atores brincam com objetos de decoração e criam três cenas repletas de poesia e humor para abordar aspectos do aquecimento global e das mudanças climáticas, como o derretimento das geleiras, as enchentes e a crise hídrica. 

“A utilização do teatro de objetos é um dos diferenciais do BuZum! e também desse novo espetáculo que vamos circular no segundo semestre. Essa linguagem é muito interessante de se trabalhar com crianças e jovens. Construímos as cenas, os diálogos e os personagens a partir da observação e da interação com esses objetos, que se transmutam em personagens da peça”, explica Mari Gutierrez, diretora de produção do BuZum!.

“Além do formato, discutimos na peça um tema extremamente urgente e sério de forma lúdica e que envolve quem está assistindo. Não dá para fugir de discutir o tema com os pequenos”, completa. 

Foto: Divulgação

A cada cena, diferentes objetos transformam-se em personagens na peça. Na primeira, pinguins de geladeira são protagonistas de um romance interrompido pelo degelo consequente do aquecimento global. Na segunda, um senhor e seus cinco cachorros tem sua casa inundada repentinamente. Já na terceira, objetos representam animais e a atmosfera do continente africano em um contexto de escassez hídrica. 

Confira as próximas apresentações: 

  • 26 de novembro na E.M. JOÃO VALENTE (Rua Comandante Ferraz, nº 654, Bairro Betânia)

Manhã: 09h30, 10h10, 10h50 e 11h20 – 4 sessões

Tarde: 13h30, 14h10 e 14h50 – 3 sessões

  • 27 de novembro na E.M. THALES SILVESTRE (Rua 9 de Maio, s/nº, Bairro Crespo)

Manhã: 09h30, 10h10, 10h50 e 11h20 – 4 sessões

Tarde: 13h30, 14h10 e 14h50 – 3 sessões

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.