O Coletivo Rudi comemora seu primeiro ano de atuação com uma celebração cultural no próximo sábado (20), na Casa da Preta, localizada na R. Bernardo Ramos, 161, Centro de Manaus. A partir das 16h, o público confere uma maratona sonora que mistura vinil e digital, reunindo artistas da cultura sound system e seletores que fortalecem a cena do reggae na Amazônia, com entrada gratuita e aberto para todas as idades.

O evento “Rudi Selectah” destaca a diversidade da música afro-caribenha, incluindo reggae roots, lovers rock, raggamuffin’, ska, dub, rocksteady, dancehall e melô. A iniciativa ainda reafirma o compromisso do coletivo em promover narrativas de identidade, território e pertencimento artístico das populações negras e indígenas na cidade por meio da cultura reggae.
Entre as atrações confirmadas estão a cantora e compositora Natty dos Anjos, os seletores Ravi Veiga, Nico, Zion Selektah, Zulu DJ M Portuga e Zulu DJ MC Fino, além da presença marcante da toaster Emma Fuzinatto, que traz a tradicional prática da cultura sound system em falar ou cantar sobre instrumentais em loop, dialogando com batida do reggae e o público.

O Coletivo Rudi busca dar continuidade à tradição cultural da herança musical jamaicana difundida nas radiolas e aparelhagens das periferias do Maranhão e do Pará nas décadas de 1970 e 1980. O espaço é um incentivo para resgatar a atmosfera dos bailes de rua e sistemas de som de forma gratuita e acessível em Manaus, promovendo a musicalidade de raízes jamaicanas. A festa marca um ano de ocupação cultural do Rudi, reforçando a capital manauara como território onde o reggae tem espaço e força própria.