Reunindo 12 autores, entre amazonenses e outros que firmaram o Amazonas como seu lar, a coletânea “Do Mato ao Asfalto” é lançada no dia 10 de outubro. O evento acontece na Biblioteca Pública do Estado, na rua Barroso, bairro Centro, a partir das 16h.

Com entrada gratuita e aberta ao público, a programação é integrada com o lançamento da “I Feira de Literatura Infantil e Infantojuvenil do Amazonas”, que além de sediar a estreia da obra “Do Mato ao Asfalto”, também conta com a exposição e venda de diversos livros de autores amazonenses, inaugurando um espaço dedicado a produção literária infanto juvenil.
Idealizado pela escritora e ilustradora amazonense Leila Plácido, o livro valoriza a tradição oral e amplia a literatura local, evidenciando a amplitude das nossas histórias que seguem vivas e transitando do mato ao asfalto, da memória à palavra escrita.
Se caracteriza como uma obra que enaltece o olhar nortista, como os casos, lendas e relatos que atravessam gerações, preservando a herança cultural que brota das margens dos rios, dos beiradões e do cotidiano amazônico.
Destinada a crianças, jovens e adultos, a coletânea reúne doze contos que convidam o leitor a mergulhar no universo amazônico por meio das narrativas de Antônia Plácido, Eduardo Silva, Elaine Andreatta, Jan Santos, Jefter Haad, Guilherme Torres, Leandro Leite, Leila Plácido, Leiliane Dandara, Letícia Plácido, Lucila Bonina e Lorena Souza. A coletânea também conta com ilustrações de Yan Bentes, Leila Plácido e Jefter Haad.

A publicação conta com o apoio cultural do Governo do Estado do Amazonas e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reafirmando o compromisso com a valorização da arte, da literatura e da identidade amazônica.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.