Sofia Lourenço; 04/07/2024 às 16:30

Circo Itinerante Leva Cultura e Inclusão a Escolas Rurais de Manaus

Projeto 'Interlúdios para Rir', dirigido por Teffy Rojas, realiza apresentações e oficinas de circo em comunidades distantes do centro urbano

O projeto “Interlúdios para Rir” é dirigido pela artista Teffy Rojas, malabarista e palhaça venezuelana, e combina malabares, palhaçaria, música, encantando jovens com as histórias de uma viajante itinerante pelo mundo. 

Imagem: Divulgação

O projeto realizará nos dias 08, 09 e 10 de julho seis apresentações de 35 minutos em escolas municipais mais distantes do centro urbano da cidade de Manaus, sendo localizadas em comunidades da zona rural, são elas: Escolas Municipais Profa. Aliomar Ribeiro Beltrão e Paulo Cesar da Silva Nonato, ambas na região Tarumã Açu; Escola Emanuel Rebelo da Cunha, na estrada do Brasileirinho; Escola João Paulo II, em Puraquequara; Escolas Rainha dos Apóstolos e Freire de Oliveira, na BR 174.

Teffy Rojas destaca a importância de levar cultura às crianças e adolescentes das zonas rurais. “As crianças e adolescentes são a próxima geração desta sociedade, então é super importante criar uma consciência sociocultural nelas e o fato de ir às escolas para apresentar um espetáculo, uma temática de circo que de certa maneira não têm tanto acesso a esse tipo de espetáculos, de apresentações, acho que vai ser bem marcante nas vidas delas, é o que se quer com esse projeto, difundir entre as crianças uma visão de que através das artes, da cultura, do estudo, do amor, de fazer o bem para a outra pessoa que está ao lado, vai ter uma melhor condição de vida, e assim uma melhor consciência de enxergar a vida através de mecanismos culturais ”, afirma a artista que promove a cultura circense em Manaus desde sua chegada em 2018.

Além das apresentações, o projeto inclui duas oficinas. A primeira, voltada para PCDs, foi realizada no dia 17 de abril no Instituto Silvério de Almeida Tundis (ISAT), que presta assistência psicossocial a pessoas com transtornos mentais e seus familiares.

A segunda oficina, “Assessoramento de Criação de Cenas de Circo”, é dirigida a artistas manauaras e interessados em criar cenas de circo, com ou sem experiência prévia. Esta oficina acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, no Ideal Clube, e as inscrições podem ser feitas pelo Instagram da artista @77mussas_rojas.

Imagem: Divulgação

Igor Falcão, produtor do projeto, reforça o compromisso com a capacitação de novos talentos locais. “Estamos comprometidos em não apenas levar espetáculos, mas também em capacitar e inspirar novos talentos locais, criando um legado duradouro de criatividade e expressão artística em Manaus”.

Com apoio da Manauscult, Prefeitura de Manaus, Ministério da Cultura e Governo Federal, “Interlúdios para Rir” busca fortalecer a conexão entre arte, educação e desenvolvimento social nas comunidades rurais de Manaus.

Imagem: Divulgação

Sobre Teffy Rojas

Teffy Rojas é malabarista e palhaça venezuelana, formada na Fundación Escola Circo Nacional de Venezuela (FCNV) no programa “Perfeccionamento Artístico” em Malabares e Equilíbrios (2012-2013). Integrou a equipe criativa da Escola e de formadores de circo social até 2016. Desde 2018, reside em Manaus, onde participa de diversos grupos culturais e projetos de circo social em periferias e comunidades ribeirinhas. É também a criadora do Projeto Ocupação Cultural Pés Molhados, direcionado a imigrantes venezuelanos, haitianos e pessoas em situação de risco.

Serviço

Oficina de Assessoramento de Criação de Cenas de Circo

Carga horária: 6 horas, dividida em 2 dias.

Interessados acessar as redes sociais da artista: Teffy Rojas @77mussas_rojas

Ficha Técnica

Diretora, malabarista, palhaça e oficineira: Teffy Rojas

Produtor: Igor Falcão

Registro audiovisual: Tayane Kerollen

Designer: Caio Alvex

Mídias sociais: Ana Camargo

Assessoria de imprensa: Maurício Sanches

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.