O Cineteatro Guarany realiza a Mostra de Cinema Colombiano 2024 nos dias 13, 16, 17, 18 e 19 de julho. Voltadas para amantes de cinema latino-americano, as exibições acontecem sempre às 18h30 e a participação é gratuita.
O documentário “Bakaçxtepkçx – Hasta siempre”, de Javier Guáqueta, dá início às exibições no sabado (13/07). A narrativa experimental mostra os pensamentos e memórias de Daniel Álvarez dentro do movimento indigena colombiano e seu processo político, após ser vítima de um atentado cometido por grupos paramilitares financiados pelo governo.
Na terça-feira (16/07) será a vez do filme “Cuando las aguas se juntan: Una historia de mujeres y paz”, de Margarita Martínez. A obra é um documentário que reúne histórias de 45 mulheres colombianas, de regiões que vão do Caribe colombiano ao sopé da Amazônia, que lutaram pela paz depois de mais de meio século de conflito armado.
O filme de quarta-feira (17/07) será “Una madre”, do diretor Diógenes Cuevas. Na trama, Alejandro decide resgatar sua mãe, internada injustamente em um asilo rural após a morte de seu pai. Os dois juntos e sozinhos enfrentarão desafios emocionais e físicos ao cruzarem as montanhas inóspitas de Antioquia em uma jornada de amor e loucura.
“Alis”, de Clare Weiskopf e Nicolas van Hemelryck, será exibido na quinta feira (18/07). O documentário apresenta dez jovens mulheres que residem em um lar para meninas das ruas de Bogotá. Elas falam sobre sua colega de quarto, Alis. Ela é uma invenção coletiva e, ao mesmo tempo, um espaço protegido que torna possível expressar verdades dolorosas.
Encerrando a mostra na sexta-feira (19/07), o filme documental “Señorita María, la falda de la montaña”, de Ruben Mendonza, apresenta a história de senhorita Maria, que tem 45 anos e nasceu menino na cidade rural de Boavita. Uma história sensível sobre a realidade vivenciada por pessoas transgênero em áreas rurais da Colômbia.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.