Os cinemas de rua do Centro de Manaus homenagearam lendas populares da Sétima Arte durante as décadas de 1980, 1990 e início dos 2000, e Carmen Miranda foi uma delas. A sala que levava o nome da estrela ficava localizada na rua 24 de Maio, foi inaugurada no dia 20 de novembro de 1986 e funcionou até 1992. Em 2024, o novo Cine Carmen Miranda foi idealizado pelo gestor cultural Miche Guerrero, um dos maiores frequentadores da época.
A abertura aconteceu na semana do Festival de Parintins: “A Caixa de Pandora” marcou a sessão inicial para o público em geral. O clássico mudo de 1929 dirigido por Georg Wilhelm Pabst, foi exibido em uma dobradinha com o francês “Três Noites por Semana”, de 2022, em uma programação voltada para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, em 28 de junho. Já no sábado (29), teve a exibição de curtas de George Mélies seguida de debate com o professor de teatro da UEA, Jorge Bandeira.
Com um acervo de filmes de 1986 a 2020, o novo cinema funciona de forma gratuita de quinta a sábado, a partir das 17h. O espaço fica localizado na Rua do Congresso, n.º 10, próximo a Biblioteca Municipal, no Centro de Manaus. Um bar-café atende ao público, no foyer do espaço cultural Hileia Amazônica, onde funciona o Cine Carmen Miranda.
A agenda do cinema de rua está aberta para adesão de escolas e artistas independentes, na formatação de ciclos artísticos e educacionais. O novo Cine Carmen Miranda tem apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus e Centro Cultural Hileia Amazônica.
Para saber mais, acompanhe o Instagram do Cine Carmem Miranda: @carmenmirandacine.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.