Thaís Andrade; 04/10/2023 às 10:00

‘Catarse de devoção’: Exposição fotográfica será exposta na Fundação Cultural do Pará

A visitação aberta ao público inicia na próxima sexta-feira, 6, na Galeria Benedito Nunes

A exposição fotográfica da artista Paula Giordano, “Catarse de devoção”, estará em cartaz na Galeria Benedito Nunes, localizada no subsolo da Fundação Cultural do Pará (FCP). A mostra inicia no dia 5 de outubro, às 19h, e ficará à disposição para visitação a partir do dia 6, das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. A entrada é gratuita.

Créditos: Paula Giordano

A obra nasce de uma pesquisa iniciada por Paula Giordano em 2012, sobre a relação dos devotos com a corda, considerada um dos principais signos do Círio de Nazaré, que acontece, neste ano, no dia 8 de outubro.

Segundo a artista, o tema da religiosidade, presente na exposição, é importante para ela, que considera motivadoras as formas como as pessoas se relacionam com sua espiritualidade, fé e tradições.

A corda é um dos símbolos mais importantes da festividade do Círio e passou a fazer parte da história em 1885, quando uma maré alta, na Baía do Guajará, provocou um alagamento na orla, desde as proximidades da Feira do Ver-o-Peso até a Igreja das Mercês, no momento da procissão. Isso fez com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Os animais foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, o item foi incorporado às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis. Atualmente, é confeccionada em sisal, mede 800m de comprimento e 50 milímeteros de diâmetro, dividida em duas partes. Pela primeira vez, em 2023, será totalmente produzida no Pará, desde a coleta das fibras à sua finalização. (Créditos: Paula-Giordano)

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.