- O artista rondoniense Hercílio Santana, da banda Naviola, se destaca por utilizar o “Vitarra”, um instrumento híbrido que combina a viola caipira com captadores de guitarra.

O instrumento único foi introduzido na cena musical local através da banda Naviola. A regravação de “Festa” de Gonzaguinha une tradição e inovação no cenário musical, destaca a cantora baiana Eufrasia Neres, que iniciou o projeto.
O “Vitarra” conta com captadores artesanais amazônicos, confeccionados por SL Custom, luthier local Samuel Lima. Desde 2017, Hercílio Santana explora este instrumento em suas obras, difundindo-o em municípios como Ariquemes e Guajará Mirim.

Residente em Porto Velho desde 1998, Santana é licenciado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e atua como compositor, violeiro e professor no Centro de Artes Jorge Andrade.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.