Thaís Andrade; 30/05/2024 às 15:22

Belém: Sidiane Nunes apresenta o show ‘Bem-te-vi mocajubense’, nesta sexta-feira, 31

Multiartista mocajubense se apresenta no Espaço Cultural Coisas de Negro nessa sexta-feira, 31, às 20h

A Multiartista Sidiane Nunes apresenta o show “Bem-te-vi mocajubense”, nesta sexta-feira, 31, às 20h, no palco do Espaço Cultural Coisas de Negro em Icoaraci, em Belém, com repertório de músicas autorais no ritmo do carimbó e participação especial de Racquel Prudente e do Batuque da Lua Crescente, grupo composto por pessoas LGBTQIAPN+ da Cultura Popular. A programação é gratuita e aberta ao público. 

Imagem: Divulgação

Com mais de seis anos de carreira artística, a mocajubense Sidiane Nunes procura, através do seu show, comunicar a arte mocajubense que forma sua pesquisa acadêmica, retratando a história do Pássaro Junino Bem-Te-Vi Mocajubense, uma das representações da Cultura Popular de Mocajuba, município no nordeste paraense. Atualmente, a cidade já não tem mais atividades do pássaro junino por suas ruas. 

Com este trabalho, além de registrar memórias da cultura popular, Sid também fala do contexto político e social de Mocajuba tanto na época em que o pássaro existia, quanto agora em que o pássaro não sai mais às ruas como antes, e também faz críticas ao poder público devido à falta de investimento na cultura e educação, que consequentemente desvalorizam a identidade e o pertencimento do lugar.

“Tudo começou quando decidi realizar uma pesquisa em arte sobre o pássaro junino mocajubense e transformar essa pesquisa em música, minhas composições contam a história do pássaro bem-te-vi e apresenta alguns detalhes do contexto político social que a cidade de Mocajuba (PA) vivia enquanto o pássaro existia. Este projeto anteriormente foi palco para a defesa de meu trabalho de conclusão de curso na UFPA no curso de licenciatura em teatro”, conta Sidiane.

Nos últimos anos, a artista esteve imersa em pesquisas artísticas na sua terra natal e neste processo conversou com Domingos e Agenor, pessoas que vivenciaram a existência do pássaro e que falaram um pouco sobre como eram as apresentações e inclusive as disputas com outros cordões de bichos da cidade. Através da pesquisa, descobriu também que na época mulheres não podiam estar nas rodas, sendo brincantes. Os homens, inclusive, interpretavam os personagens ditos “femininos” para que realmente não houvesse espaço para que as suas filhas, irmãs e esposas estivessem no meio artístico. Como retorno a essa informação, Sid compôs a letra “Roda de mulher” em que diz: “Do meu lugar não abro mão, eu sou mulher, pense o que quiser. Mas dessa roda não tiro o pé”. 

“Conheci a Sidiane através dos palcos do teatro, em 2018, e tem sido uma imensa satisfação poder também dividir nossos sonhos musicais. Em 2023, Sid foi uma das quatro artistas selecionadas pelo festival Elas No Comando e, junto dela, nós do Batuque da Lua Crescente, montamos um show inédito com composições e arranjos autorais. Agora com o show Bem-te-vi Mocajubense vejo uma evolução na relação pessoal e musical que viemos construindo ao longo do tempo, o resultado desse processo é esse espetáculo criado com muito afeto e autenticidade”, Reflete Dalilão, produtor do evento e integrante do Batuque da Lua Crescente, grupo que se apresentará junto com a artista. 

O show possui entrada gratuita e conta com sete músicas autorais, e três de autoria de brincantes da época e compartilhada em entrevistas por mestres mocajubenses, todas em ritmo de carimbó e com cenas que dão vida e emoção à história do pássaro Bem-te-vi Mocajubense. Este show foi aprovado no edital Cultura Livre da Fundação Cultural do Pará e conta com o apoio do Espaço Cultural Coisas de Negro, Guamaense Produções e Na Cuia. 

Serviço

Show “Bem-te-vi mocajubense”, de Sid Nunes e convidados

Quando: 31/05

Horário: às 20

Onde: Espaço Cultural Coisas de Negro  – Av. Lopo de Castro 1081 @coisasdenegro

Entrada: Gratuita

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.