A Capela do Museu do Estado do Pará, localizada na capital do estado, recebeu uma nova exposição. Denominada “Aparição”, a mostra retrata a memória da “Festa da Chiquita”, evento tradicional da comunidade LGBTQIAP+ durante o período do Círio de Nazaré em Belém. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de outubro.
“Aparição” faz parte da 17ª edição do projeto nacional Primavera dos Museus que, neste ano, tem como tema “Memórias e Democracia, pessoas LGBTQIAP+, indígenas e quilombolas”.
Registros fotográficos e figurinos fazem parte de “Aparição”, levando ao visitante a importância de uma das manifestações culturais tradicionais de Belém do Pará. A “Festa da Chiquita” acontece no sábado que antecede o Círio de Nazaré, na Praça da República, após a Transladação. A festa reúne milhares de pessoas em homenagem à Virgem de Nazaré, e para prestigiar shows de artistas que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+ como drag queens, travestis, transexuais, transformistas, entre outros.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.