
A banda Batuc Banzeiro lança hoje, 24, o videoclipe da música “A Rede”. O lançamento se materializa como um presente para a cidade de Manaus, que completa 353 anos em 2022. O single está disponível em todas as plataformas digitais desde o dia 23 de outubro e ganhou o registro audiovisual da primeira composição do processo, que uniu Amanda Procópio, Bruno Mattos e Nando Montenegro.
“Se trata de uma pesquisa a partir de vivências e viagens. A música é atravessada pelo gambá de Maués e também por uma investigação interna e intuitiva sobre as nossas origens, de nossos avós e bisavós”, explica o compositor Nando Montengro.
“A Rede” foi produzida musicalmente por Lucas Cajuhy com o trio de artistas do Batuc Banzeiro. A canção tem a voz de Sarah Dorneles e o pífano de Gabriel Raposo, artistas de Brasília. O tecladista Diego Vargas, da banda paulista Pluma, também é uma das participações, gravando sintetizadores, e a música foi mixada por Sebastian Notini, que também produziu o primeiro álbum de Luedji Luna. O lançamento é pelo selo musical Freak, sediado em São Paulo.
Mistura cultural
O videoclipe tem diferentes locações, que, quando juntas, sintetizam a atmosfera da música e o propósito do Batuc Banzeiro. Para expressar conflito entre culturas e ancestralidades, o videoclipe trouxe referências surrealistas e usou elementos psicodélicos em sua montagem. A mistura da Floresta Amazônica no contexto urbano de Manaus e a movimentação de uma metrópole como São Paulo são referências do conceito.

“Usamos muitos samples e referências que vão além da Música Popular Brasileira. A produção da música foi feita durante a pandemia; estávamos em isolamento no final de 2020″, relembra Nando Montenegro. A protagonista no videoclipe é a bailarina do Corpo de Dança do Amazonas (CDA) Cleia Santos, que já possui experiência ao agregar a dança em outros produtos musicais da cena amazonense.
A direção criativa foi de Luana Stehling, que em conjunto com a banda e o diretor Eberth Santana também criaram o roteiro. O figurino é assinado por Ramon Alada (Utopia Brasil) e a maquiagem, por Bárbara Ribeiro. As cenas foram captadas em cenários caseiros, em paisagens de Presidente Figueiredo e Iranduba, e em depósitos públicos com grande profundidade visual em Manaus, além do metrô de São Paulo.
Première amazônica
O lançamento do single “A Rede” foi celebrado entre um público selecionado criteriosamente pela banda, onde, além da apresentação ao vivo, a exibição do videoclipe foi uma das atrações. A première aconteceu no último dia 16, em Manaus, no Casarão de Ideias.

FICHA TÉCNICA
Compositor: Nando Montenegro
Músicos:
Nando Montenegro (voz principal, violão, percussão)
Bruno Mattos (backing vocal, guitarra, baixo, sintetizadores)
Amada Procópio (percussão)
Diego Vargas (sintetizadores)
Gabriel Raposo (pífano)
Sarah Dorneles (backing vocal)
Duração da música: 4:08
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.