ArteComunicaçãoEntretenimento

Ateliê 23 abre a programação de espetáculos em fevereiro

Em fevereiro, o Ateliê 23 abre a programação de espetáculos com sessões de “Sebastião” e “Cabaré Chinelo”, no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro). 

Os ingressos estão à venda por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), no perfil da companhia amazonense no Instagram da Ateliê 23 e no site Shop Ingressos.

Imagem: Nathy Lima

“Sebastião” volta aos palcos para apresentações nos dias 6, 7, 8 e 14 de fevereiro enquanto “Cabaré Chinelo” ocupa o espaço cultural nos dias 20, 21, 27 e 28. Todas as sessões iniciam às 20h.

As duas obras do Ateliê 23 têm a música como fio condutor de todo trabalho. Segundo o diretor musical Eric Lima, a trilha sonora se tornou ponto alto dos espetáculos do grupo e percebida pelo público como um narrador dentro das histórias.

“A música virou a maior potência de ‘Sebastião’, ela consegue fazer com que a pessoa sinta todos os sentimentos. Conseguimos acessar esse lugar de vulnerabilidade muito forte na composição das músicas da peça”, afirma Eric Lima, que interpreta Little Drag na montagem e divide a direção musical com Guilherme Bonates e Taciano Soares.

Nos streamings de áudio, o público tem disponível “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”. Para Eric Lima, o Ateliê 23 tem dado passos importantes dentro da linguagem da música, além das artes cênicas e do audiovisual.

 

Imagem: Nathy Lima

“Com ‘Baby Gay’, foram registradas 3.405 reproduções, 790 ouvintes e 44 playlists, chegou a 1.777 reproduções na primeira semana. Isso significa que as pessoas estão querendo ver e ouvir o que estamos produzindo”, comenta o artista.

Produção musical

Imagem: Nathy Lima

Eric Lima destaca a qualidade técnica da banda que compõe o elenco de “Sebastião”, formada por Guilherme Bonates, responsável pela produção musical, mixagem e masterização; Luana Aranha no baixo, Mady na guitarra, Bruno Rodriguez no teclado e todos assinam os arranjos das músicas. Conforme o compositor, a produção musical começou com a improvisação coletiva, a música veio antes do texto e passou a conduzir os sentimentos em cena.

“Passávamos muito tempo improvisando, três horas de ensaio direto, sem parar, improvisando canto ao mesmo tempo em que os atores estavam trabalhando a cena. Em cima das gravações, comecei a compor as letras, as histórias guiavam as composições das letras, mas as melodias foram criadas pela banda coletivamente, nos ensaios, com milhões de horas de música”, lembra o diretor musical.

No elenco, além de Eric Lima e Taciano Soares, estão Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda. Eles dão vida a sete drag queens, Little Drag, Carmencita, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane, que trazem memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, o primeiro reduto gay em Manaus, localizado na Avenida Constantino Nery.

Imagem: Nathy Lima

A obra é inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, tem experiências dos atores como homens gays e temas como homofobia entre outros diferentes tipos de violência vividos pela comunidade LGBTQIAPN+.

O estudante Magno Solarte pontua que acompanha o Ateliê 23 desde que o irmão dele o levou para assistir “Cabaré Chinelo”.

“Foi um impacto muito grande, uma peça com muito potencial, com uma história importante, com interação, fiquei impressionado porque eles fazem com que a gente entre junto na história”, justifica o estudante.

Imagem: Nathy Lima

“Já por ‘Sebastião’, me interessei por ser uma peça LGBTQIAPN+, uma pauta muito importante, trazem a história do Bar Patrícia e como esse público é tratado, como sofremos, não só na rua, que é o mais comum, onde se tem medo de demonstrar quem você é, mas também em na pressão de casa, porque tem casos que a família não aceita”, completa Magno Solarte.

“Sebastião” é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Cabaré Chinelo

O sucesso do Ateliê 23 em streamings de áudio se consolidou em 2024, com o álbum de “Cabaré Chinelo”, espetáculo que é sucesso de público e crítica pelo Brasil. Mulata, Balbina, Antonieta, Soulanger, Laura, Joana, Luiza, Felícia, Enedina, Sarah, Emiliana e Maria contam a verdadeira história da Belle Époque amazonense, no período entre 1900 e 1920.

Imagem: Nathy Lima

A produção aborda a violência contra mulheres por meio de situações vividas por mulheres que foram prostituídas na época da borracha. A plateia, que pode acompanhar quatro momentos da peça por meio de recortes de jornais, no material disponível em QR Code, é convidada a uma imersão no tempo.

Quatro faixas entraram na playlist viral Manaus: “La Muerte”, “Somos o Cabaré”, “Gaita de Gaivota” e “Lobas”. A música “Eu Sou a Maior”, da personagem Balbina, entrou em mais de mil playlysts e segue como a primeira entre as mais ouvidas, com 10 mil reproduções, mais 1,46 mil ouvintes e 155 playlists no Spotify.

O segundo lugar é de “Somos o Cabaré”, com 7,45 mil reproduções, mais 1,58 mil ouvintes e 178 playlists; enquanto “Grito de Conceição” ocupa a terceira colocação, com 3,47 reproduções, mais 1,51 mil ouvintes e 65 playlists.

O álbum de “Cabaré Chinelo” está no Top 10 de 192 fãs, Top 5 de 104 fãs e Top 1 de 24 fãs. No total, são 5,17 mil ouvintes mensais, 69 mil streams, 73 países e no ranking dos países com maior número de streams estão Brasil, Finlândia, México, Estados Unidos e Reino Unido.

O projeto, em parceria com a companhia de teatro argentina García Sathicq, tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), além da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Fondo de Ayudas para las Artes Escénicas Iberoamericanas – IBERESCENA.

Mais recentes

Comunicação

Fenapro conclui primeira missão empresarial com perspectivas de novos negócios para agências de publicidade

Agenda reuniu 23 empresários e lideranças do Sistema Sinapro/Fenapro, com encontros com Adobe, Cenp, Grupo Telefônica, Globo e Eletromidia, em São Paulo
Filmes, séries e TV

Sessões inclusivas de cinema atendem pessoas com TEA e sensibilidades sensoriais em Manaus

Exibições de ‘Se Eu Fosse Você 3' ocorrem nos dias 24 e 26 de outubro, na Cinépolis do Manaus Plaza Shopping, com som reduzido, luzes parcialmente acesas e liberdade para circular pela sala.
Filmes, séries e TVSem categoria

Cine Memória promove exibição de documentário sobre a pandemia em Manaus

Sessão gratuita de ‘Anatomia do Caos' ocorre nesta sexta-feira (23), na Praça da Saudade, e homenageia as vítimas da Covid-19.
Comunicação

Prêmio de comunicação Salão ARP 2026 acontecerá no dia 3 de dezembro

Inscrições seguem até 28 de outubro
Comunicação

Fenapro conclui primeira missão empresarial com perspectivas de novos negócios para agências de publicidade

Agenda reuniu 23 empresários e lideranças do Sistema Sinapro/Fenapro, com encontros com Adobe, Cenp, Grupo Telefônica, Globo e Eletromidia, em São Paulo
Filmes, séries e TV

Sessões inclusivas de cinema atendem pessoas com TEA e sensibilidades sensoriais em Manaus

Exibições de ‘Se Eu Fosse Você 3' ocorrem nos dias 24 e 26 de outubro, na Cinépolis do Manaus Plaza Shopping, com som reduzido, luzes parcialmente acesas e liberdade para circular pela sala.
Filmes, séries e TVSem categoria

Cine Memória promove exibição de documentário sobre a pandemia em Manaus

Sessão gratuita de ‘Anatomia do Caos' ocorre nesta sexta-feira (23), na Praça da Saudade, e homenageia as vítimas da Covid-19.
Comunicação

Prêmio de comunicação Salão ARP 2026 acontecerá no dia 3 de dezembro

Inscrições seguem até 28 de outubro

Relacionadas

ArteEntretenimentoEventos

Agenda cultural de outubro

Música, comédia, teatro e gastronomia: confira a agenda cultural com os principais eventos de outubro na região Norte
EntretenimentoEventos

Boa Vista recebe edição da Feirinha do Pôr do Sol especial de K-pop

A feira ocorrerá no dia 1º de outubro, na Praça Linear Chico do Carneiro
ArteEntretenimentoEventos

Festival de Teatro da Amazônia entra na última semana com mais de dez espetáculos em Manaus

De segunda a domingo, programação gratuita passa pelo Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, Teatro Gebes Medeiros e Largo de São Sebastião
Acessar o conteúdo