Thaís Andrade; 28/03/2023 às 15:30

Artista indígena Kandu Puri anuncia o novo EP ‘SANA’

O EP têm composições completamente escritas no idioma indígena puri e revela um novo momento musical da carreira do artista

Após o EP “Krim” (2021) e singles em parceria com os artistas indígenas Nativos MC’s e Wescritor, Kandu Puri anuncia o seu novo EP “SANA”, disponível nas principais plataformas de música na próxima sexta-feira, 31.

Imagem: Divulgação

Diferente de sua jornada no rap e no hip-hop, Kandu Puri entrega em “SANA” ritmos inéditos e dançantes, sendo todas as suas composições no idioma indígena puri, língua pertencente ao tronco linguístico macro-jê e falada pelos puris, um grupo indígena originário dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e do sudeste de Minas Gerais.

Uma das faixas de “SANA” recebe participação de Urysse, integrante do grupo de trap Nativos MC’s. Esta faixa é composta nos idiomas puri e kuikuro, que pertence ao tronco linguístico caraíba falado pelos kuikuros do Parque Indígena do Xingu, no estado brasileiro de Mato Grosso.

Com quatro faixas, o EP “SANA” conta com produção musical de Patrick Dias Couto e composições de Kandu Puri, sendo lançado pelo selo Azuruhu, fundado pela artista Kaê Guajajara e dedicado ao desenvolvimento de artistas indígenas.

O selo Azuruhu vem se fortalecendo pela união de um amplo coletivo pela visibilidade indígena, sendo trabalhos em destaque a gravação do álbum visual Kwarahy Tazyr, com direção e roteiro de Kandu Puri com uma equipe de figurinistas, maquiadores e assistentes indígenas, e a recente participação de Kaê Guajajara, Nativos MC’s e Kandu Puri no Festival Futuro, realizado em Brasília no dia 1o de janeiro de 2023.

Sobre o artista

Indígena Puri Teyxokawa, Kandu Puri é cantor e compositor nos idiomas puri e português. Via Azuruhu, selo artístico voltado ao desenvolvimento de artistas indígenas, Kandu tem desenvolvido projetos de produção musical, curadoria de artes e audiovisual. Seu trabalho está nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, iTunes e YouTube.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.