Após três anos na formação do duo Chapéu de Palha, a artista Uma Póvoas estreia em carreira solo com o single “Boca de Boca”, mesclando a experiência sonora da música eletrônica e experimental com as batidas afro-percussivas, já conhecidas pela memória do corpo brasileiro. O single estreia em todas as plataformas digitais na próxima sexta-feira, 10.
Cantora, compositora e violonista, Uma Póvoas é uma artista manauara que, em seu imaginário, se torna exploradora de sons e palavras, sendo estes os combustíveis de seus trabalhos.
Iniciando a carreira em 2019 por meio da dupla Chapéu de Palha, a cantora fez trabalhos em parceria com Helder Cruz, a partir de gravações amadoras postadas no Soundcloud, e logo conquistou os manauaras. O EP de estreia da dupla, “Eu”, com seis faixas com assinatura do produtor musical Viktor Judah, acumula mais de 3 milhões de streamings nas plataformas digitais. O último álbum do Chapéu de Palha, “Cais”, lançado em 2021, também foi produzido por Viktor Judah, por meio do prêmio Feliciano Lana do edital Aldir Blanc. O duo encerrou seus trabalhos em junho de 2022.
“Esse novo momento de carreira tem sido sobre compreender e agir junto comigo, dentro do fluxo das coisas. Também me sinto mais livre para experimentar cores, timbres, instrumentos; tenho brincado mais e fazendo da música o laboratório da minha imaginação”, afirma Uma.
Uma Póvoas é também parte do grupo amazonense Gabi Farias & Sociedade das Águas, uma apresentação musical ao vivo com os artistas convidados Batuc Banzeiro e Luli Braga, em que acessam o registro da memória e da realidade de uma sociedade que vive diferente por meio de uma musicalidade que dialoga com o novo e o tradicional, e convidam o público a refletir que a bandeira da preservação está para além da fala, sendo encontrada no canto de várias vozes, que são testemunhas de um ecossistema em declínio. A rede que se forma para realizar esses trabalhos inclui e abraça a visão de novos artistas, mulheres, indígenas e LGBTQIA+ não residentes em grandes capitais e centros artísticos – pessoas que precisam de espaço, escuta e oportunidade para agir e existir.
Ficha Técnica da obra
Produção Musical: Uma Póvoas e Lucas Cajuhy
Composição: Uma Póvoas e André Felipe Oliveira
Selo: FO/GO
Foto e Direção de Arte: Mario Hirotoshi, Clara Nogueira e Bruno Belchior
Ilustração e Intervenção: Nathalia Silveira
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.