Nesta terça-feira, 16, o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) completa 123 anos. Em celebração à data, o espaço recebe diversas atividades culturais no mês de abril.
Localizado na Travessa Campos Sales, 273, no bairro da Campina, em Belém, o APEP abriga cerca de 4 milhões de documentos, sendo considerado o maior patrimônio histórico documental da Amazônia e um dos mais significativos do país.
Programação
No dia 16 de abril, dia da fundação do APEP, o espaço receberá a exposição “Ditadura e os conflitos agrários nos documentos do DOPS”. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Na fachada do prédio histórico também será instalada a exposição “Calçadas de Histórias: História do Arquivo Público”, composta por sete painéis com textos que contam a trajetória do Arquivo, como o fato de no prédio ter funcionado o Banco Comercial do Pará, comprado e adaptado pelo governo estadual no final do século XIX, mantendo seu estilo neoclássico.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.