O Amazonas Green Jazz Festival teve início na noite do último domingo (21/07) e segue até o dia 28 de julho e tem como objetivo homenagear a rica cultura afro-americana.
Ao longo da semana, o evento contará com dez apresentações de diversos ritmos como salsa, jazz, blues e fusion, com a temática “África em Nós”.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site do festival: Amazonas Green Festival. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ocorre no Teatro Amazonas, localizado no Centro Histórico de Manaus.
“Serão noites incríveis, onde vamos navegar e tomar conhecimento da influência afro-americana em nossa identidade. Adquiram seus ingressos com antecedência para não ficar de fora”, destaca Rui Carvalho, diretor artístico do festival e regente titular do grupo anfitrião do evento, a Amazonas Band.
Programação
Na noite de abertura, em 21 de julho, o grupo Amazonas Band se apresentou às 19h com o pianista porto-riquenho Edsel Gomez, conhecido por sua colaboração com ícones do jazz latino e por seu álbum “Cubist Music”, indicado ao Grammy em 2007. Às 20h30, o palco foi do baixista cearense Michael Pipoquinha e Grupo, prodígio do contrabaixo e destaque nacional e internacional do jazz contemporâneo.
Nesta segunda-feira (22/07), às 20h, ocorrerá a apresentação gratuita do Airmen of Note Big Band, principal grupo de jazz da Força Aérea dos EUA.
Na quarta (24/07), às 20h, o violinista e compositor Alessandro Penezzi, junto à Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), apresenta um show inédito.
Na quinta-feira (25/07), às 20h, o multi-instrumentista, arranjador e compositor carioca, Jovino Santos Neto, fará a estreia da música “A Onça e o Pajé”, obra em que faz uma rica fusão de ritmos brasileiros e jazz.
Na sexta (26/07), às 20h, uma das maiores estrelas do jazz internacional, Bill Evans & The Vans Band, faz a primeira apresentação na Amazônia.
No sábado (27/07), às 20h, quem inicia a noite é o pianista capixaba Hercules Gomes, considerado um dos mais representativos do Brasil por seu versátil repertório.
Ainda no sábado, às 21h30, com 34 anos de trajetória, a cantora amazonense Márcia Siqueira se apresenta junto ao seu quarteto. Como uma das vozes mais marcantes da região Norte, Márcia coleciona prêmios como o Grão de Música (2017), e participou da gravação de CDs de artistas regionais como David Assayag, Tadeu Garcia, Vermelho e Branco, Raízes Caboclas e muitos outros.
Em 28 de junho, às 20h, no encerramento do festival, a Amazonas Band fará um show ao lado do saxofonista americano Bill Evans.
Além dos shows no Teatro Amazonas, o festival oferece várias palestras gratuitas, com direito a certificado de horas complementares. As inscrições são realizadas no Sympla.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.