O Governo do Estado do Amapá está preparando uma celebração vibrante da cultura e história afro-amapaense durante a 52ª Expofeira, que acontecerá no Parque de Exposições da Fazendinha.
O evento destacará apresentações de batuque, hip hop, capoeira, sairé e manifestações religiosas de matriz africana, além de performances de poesia. A programação, coordenada pela Fundação Marabaixo e pela Secretaria de Estado da Cultura, inclui também exposições artísticas que exploram as comunidades negras do Amapá e o projeto Afro Mulher, focado em moda e empreendedorismo afro-amapaense.
O Palco Expressões Afro-Amapaenses será o centro das atividades a partir de sexta-feira, 29, com grupos de marabaixo e outras expressões culturais afro-amapaenses. Josilana Santos, diretora-presidente da Fundação Marabaixo, destaca a importância deste evento coincidindo com os oitenta anos da criação do ex-Território Federal do Amapá, trazendo a riqueza histórica e cultural dos povos tradicionais da região.
Projeto Afro Mulher
Um dos destaques será o projeto Afro Mulher, oferecendo cursos gratuitos como corte e costura e trancista, além de um camarim com maquiadoras e trancistas para um desfile de moda afro.
A exposição visual Sankofa, no Pavilhão Amapá 80 Anos, coordenada pela Fundação Marabaixo, será uma oportunidade para o público conhecer imagens das comunidades afro-amapaenses ao longo das décadas, honrando a memória dos pioneiros e a resistência cultural representada pelo símbolo do pássaro mítico Sankofa.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.