Eduardo Klinsmann; 03/06/2020 às 09:10

5 produções audiovisuais sobre a Amazônia que você precisa assistir

Assista a cinco produções audiovisuais entre documentários, filme e série sobre a Amazônia disponível no Youtube e em plataformas de streaming

Considerada a maior região de biodiversidade do Planeta, a Amazônia é o berço significativo de tantas espécies de seres vivos. Com a maior floresta tropical e bacia hidrográfica, é cenário de tantas viagens e histórias contadas através de documentários, filmes e minisséries. 

Amazônia Selvagem: Berço da Vida

Em 2015, no canal do Youtube Documentários JB, foi disponibilizado o Documentário Amazônia Selvagem: Berço da Vida do canal National Geographic com tradução da TV Cultura; a produção retrata os milhares de quilômetros de floresta densa que escondem um mundo de histórias acerca da adaptação e sobrevivência das espécies. Aborda ainda o impacto do ser humano neste mundo, a ameaça que ele causa e a alteração drástica que ocorreu na natureza.

Genésio – um pássaro sem rumo: a única testemunha do assassinato de Chico Mendes 

Lutar pela Amazônia e por todas as suas riquezas, é uma das principais características de Chico Mendes, o maior líder seringueiro que o Brasil já teve. Dessa vez, o Documentário Genésio – um pássaro sem rumo: a única testemunha do assassinato de Chico Mendes, nos apresenta a ótica e as lembranças desse dia. Com apenas 13 anos de idade à época, ele decidiu contar o que sabia para a polícia, considerado à época como o julgamento do século. O depoimento do menino da floresta, que vivia com os assassinos colocou os responsáveis na cadeia e chamou a atenção do mundo pela coragem e firmeza com que reafirmou as denúncias contra os fazendeiros Darli e Darcy Alves, o que foi determinante para a condenação de ambos a 19 anos de prisão. 30 anos após o crime, a agência Amazônia Real faz este documentário sobre o pássaro sem rumo. 

Encantadas – Mulheres e suas lutas na Amazônia

Em busca pelos direitos humanos, o Documentário Encantadas – Mulheres e suas lutas na Amazônia apresenta histórias de mulheres Indígenas, quilombolas, ribeirinhas, pescadoras, agricultoras, que lutam pelo reconhecimento de suas terras, pela preservação das águas, pelo direito de viver bem e em harmonia com a natureza. Mobilizadas e mobilizadoras de suas comunidades, elas resistem à pressão dos megaprojetos e latifúndios sobre seus territórios, à destruição da floresta e à mercantilização da Amazônia, que geram consequências desastrosas para as suas vidas e as suas comunidades. Reagem e rejeitam o lugar de submissão que lhes é imposto e reafirmam autonomia sobre seus corpos e seus territórios, enfrentando ameaças e as mais variadas formas de violência, conta a sinopse do documentário disponível no YouTube no canal Centro Feminista de Estudos e Assessoria. 

Quando dois mundos colidem 

Cerca de 17% do bioma Amazônico foi devastado nos últimos 50 anos. O ecossistema não é afetado de forma isolada, as vidas humanas também são fortemente impactadas por estas ações. 

As terras marcadas pelo sangue de vidas inocentes como apresenta o Documentário Quando dois mundos colidem, está disponível na plataforma de streaming Netflix e mostra com realismo o embate entre tribos indígenas e o governo peruano pelas terras e riquezas da Amazônia. 

Aruanas 

Aruanas, por sua vez, série original do Globo Play, tem como protagonistas e enredo as amigas Natalie (Débora Falabella) como jornalista, a ativista Luiza (Leandra Leal) e a advogada Verônica (Taís Araujo) que descobrem a vocação pela militância ambiental ainda crianças quando se uniram para salvar o parque do bairro e, anos mais tarde, o trio fundou a ONG Aruana, referência mundial em ambientalismo investigativo. Com uma estagiária na equipe, Clara (Thainá Duarte), as quatro se unem numa trama de ação, aventura e mistério para enfrentar a mineradora KM após provas que mostram que a empresa é responsável pelo aumento de doenças neurológicas em uma cidade à margem da Floresta Amazônica.

Essas são as indicações de documentários, filme e série do Mercadizar que falam sobre a Amazônia. Tem mais alguma? Deixa nos comentários pra gente e continue acompanhando a II Semana de Meio Ambiente!

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.