A 25ª edição do Festival de Cirandas de Manacapuru acontecerá entre os dias 1º e 3 de setembro. O evento será realizado no Parque do Ingá, o Cirandódromo de Manacapuru.
A disputa se dá entre as cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura da Liberdade e Tradicional. O festival gira em torno da cultura nortista e do folclore amazônico.
Este ano, a ciranda Guerreiros Mura da Liberdade defende o tema “Urihi, Terra-Floresta”. “Muricariuas” será o tema de Flor Matizada, enquanto o grupo Tradicional defende “Eldorado Encantado”.
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado, os espetáculos têm início marcado para as 21h30. Cada noite é dedicada a uma agremiação. A Flor Matizada abre o festival no dia 1º, na noite seguinte, 2, é a vez da Guerreiros Mura e, na terceira e última noite, 3, a Tradicional encerra o festival.
As cirandas têm o tempo mínimo de apresentação no Cirandódromo de duas horas e, o tempo máximo de duas horas e trinta minutos. Os espetáculos musicais e artísticos, de tema livre, concentram 14 itens, entre individuais e coletivos, como, Apresentador, Princesa Cirandeira, Cirandeira Bela, Porta Cores, Cordão de Cirandeiros entre outros, que são avaliados pela comissão julgadora. A apuração das notas e divulgação da ciranda vencedora será no dia 4 de setembro, às 15h, no Cirandódromo.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.