A YOUPIX, consultoria referência do mercado de creator economy, anunciou nesta semana mudanças em seu modelo de negócios para 2023. A empresa, que atua neste mercado há 17 anos, agora se concentrará em fornecer projetos consultivos para marcas que procuram navegar eficientemente na área. Essa mudança vem como resposta à crescente necessidade de ver o mercado de criadores além da mídia e de marcas que desejam explorar oportunidades de negócios dentro dele, criando suas próprias redes de influência.
“A tecnologia e a cultura das redes sociais mudaram radicalmente o jogo para o mundo dos negócios, um espaço digital onde marcas e publicidade encaram enormes desafios para se tornarem relevantes”, comenta Bia Granja, cofundadora da YOUPIX. “O digital trouxe novos players (alô, influencers), novas ferramentas (alô, ChatGPT) e até uma nova economia, que agora gira em torno de creators e suas comunidades, um mercado avaliado em US$ 104 bilhões, de acordo com a NeoReach. Imagina isso tudo junto e misturado?”
Para auxiliar os clientes e o mercado que sempre usaram as pesquisas, os cases e a metodologia da YOUPIX como fontes referenciais, Bia Granja, que liderou a operação desde a fundação da consultoria, agora se dedicará a uma jornada de estudo na Califórnia (EUA), aproveitando a proximidade com Los Angeles, o epicentro da creator economy mundial.
“Essa movimentação é superimportante para os clientes da YOUPIX e o mercado. Nós sempre fomos uma empresa farol, e as mudanças têm acontecido de forma exponencial. Prever tendências, entender comportamentos e captar sinais do novo requer uma coisa valiosíssima: a atenção. E é isso que vou fazer. Botar foco em buscar criatividade, inovação e novos modelos que podem ser aplicados ao que fazemos na YOUPIX”, diz Bia Granja.
Com a saída da executiva do dia a dia da consultoria, Rafa Lotto, sócia e head de planejamento da YOUPIX desde 2019, assume a operação no Brasil. “Solucionar as dores dos nossos clientes acerca da creator economy é o nosso job! A gente está atuando há 17 anos nesse mercado e temos construído cases referência com nossos clientes ao criar estratégias e negócios para a creator economy. Mas, nesse novo momento, vamos focar mais nesse desafio do que no papel de sermos um grande hub da creative economy. A oportunidade nos parece enorme”, comenta a nova chief strategy officer da YOUPIX.
A consultoria também se despede do YOUPIX Summit, o principal ponto de encontro da creator economy no Brasil. Contudo, mesmo com esta reestruturação, outras iniciativas continuarão e se fortalecerão. A metodologia Creators Boost, que já acelerou mais de 3,2 mil influenciadores nos últimos cinco anos, retorna com mais oportunidades para criadores que desejam se tornar profissionais. O curso IMP, que treina planejadores de influência com base na metodologia de consultoria da YOUPIX, terá uma agenda de conteúdo além do período do curso, nutrindo a comunidade de profissionais influentes com informações, networking e oportunidades.
Toda essa evolução da marca e dos negócios permitirão à YOUPIX focar no fornecimento de serviços valiosos a seus clientes, e em continuar se posicionando na vanguarda da creator economy. “Estamos com um frio na barriga delicioso, daqueles que sentimos quando algo muito bom está sendo construído, e acredito que é um sentimento compartilhado entre todo o time YOUPIX! Já começamos o ano com a corda toda, e mal podemos esperar para contar ao público e ao mercado tudo o que estamos reinventando”, finaliza Rafa Lotto.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.