Na última terça-feira (16), a coprodução brasileira e indígena “YANUNI” foi anunciada na lista de pré candidatos ao Oscar 2026. O anúncio foi feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que divulgou a shortlist de possíveis indicados em dez categorias, incluindo “Melhor Documentário”. Os indicados na maior premiação do cinema mundial são revelados no dia 22 de janeiro e a cerimônia ocorre no dia 15 de março de 2026.

O filme acompanha a trajetória de Juma Xipaia, cacica da aldeia Kaarimâ, na Terra Indígena Xipaya, localizada no município de Altamira (PA). Junto ao seu marido, Hugo Loss, agente ambiental e então coordenador de operações de fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Juma luta contra o avanço da mineração e do garimpo.
Sua liderança é marcada pela defesa dos direitos humanos, dos territórios indígenas, povos e comunidades da Amazônia, com ênfase na autodeterminação e na resistência contra ameaças e invasões. Em meio a constantes ameaças, ela ainda vive uma maternidade, expondo-se aos conflitos e sendo forçada a encarar o custo pessoal da sua luta.
Com uma narrativa impactante sobre sabedoria, amor e compromisso em defesa do planeta, o documentário é uma produção da Malaika Pictures, com produção executiva de Eric Terena, além de participações das artistas indígenas Katu Mirim e Djuena Tikuna, na construção da trilha sonora.
Premiações
Produzido pela cacica Juma Xipaia e por Leonardo DiCaprio, com direção de Richard Ladkani (Perseguição em Alto Mar e O Extermínio do Marfim), “YANUNI” já ganhou prêmios em festivais internacionais, se consolidando como um dos títulos mais premiados do cinema ambiental neste ano.
A produção iniciou sua trajetória em festivais renomados, como Filme de Encerramento no Tribeca Festival, em Nova Iorque, um dos eventos mais relevantes do circuito internacional. Também recebeu o Grand Teton e ganhou como Melhor Longa-metragem Documental (feature documentary) no Jackson Wild Media Award, considerado o Oscar do cinema de natureza.
Em Los Angeles, “YANUNI” recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Red Nation International Film Festival, o maior festival de cinema de Povos Originários e Indígenas no mundo. Já no Brasil, foi reconhecido com o Prêmio do Público de Documentário Internacional na 49º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos mais tradicionais e importantes eventos audiovisuais da América Latina.