Tuane Silva; 02/08/2022 às 10:45

WhatsApp anuncia que não enfraquecerá sua criptografia devido a pressões de governos

Segundo organizações e o governo britânico, o aplicativo é usado como ‘linha de frente’ no abuso sexual de crianças e adolescentes

Nesta semana, o diretor da plataforma WhatsApp, Will Cathcart, garantiu que o app não vai enfraquecer os próprios recursos de segurança por pressão de nenhum governo. 

O anúncio foi feito por meio da BBC News. O motivo do pronunciamento é que entidades, como a Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC) e o governo britânico, acreditam que o aplicativo é usado como ‘linha de frente’ no abuso sexual de crianças e adolescentes, e pressionam o WhatsApp para quebrar sua criptografia, que assegura privacidade no aplicativo. 

No entanto, a criptografia de ponta a ponta é um dos pilares mais importantes do aplicativo de mensagens, já que o mecanismo garante que as mensagens trocadas pelos usuários sejam lidas exclusivamente pelos participantes da conversa. 

Na entrevista concedida à BBC News, Will Cathcart afirmou: “Se tivéssemos que diminuir a segurança para o mundo, para acomodar as demandas de um país, seria muito tolo aceitarmos, tornando nosso produto menos desejável para 98% de nossos usuários por causa dos requisitos de 2%”.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.