Isabella Botelho; 07/04/2022 às 14:00

Visando democratizar a comunicação, inscrições para o Young Lions Brazil 2022 estão abertas

Interessados podem se inscrever até 13 de abril

Nesta quinta-feira, 7, aconteceu, por meio de coletiva de imprensa virtual, a divulgação oficial da campanha do Young Lions Brazil 2022. O Mercadizar participou do evento, que contou com a presença de veículos de comunicação do país, representando a região Norte. 

Lançado no Brasil em 1995, o Young Lions é uma iniciativa do Festival de Criatividade de Cannes, representado no país pelo Estadão, que tem como principal objetivo prestigiar jovens talentos da indústria da comunicação, além de contribuir para o seu desenvolvimento profissional e fomentar o mercado. Para isso, seleciona, por meio de uma competição, profissionais de diferentes áreas da comunicação brasileira para competir e acompanhar o principal festival de criatividade do mundo, que acontece entre 20 e 24 de julho na Riviera Francesa. 

Seguindo os passos de 2021, a edição deste ano mantém uma nova dinâmica de seleção, no formato on-line, visando a diversidade e inclusão dos interessados em participar, como explica Emmanuel Publio Dias, coordenador do Young Lions no Brasil junto a Celinha Camargos, da RedHook School: “A edição do Young Lions 2022 quer ser a mais democrática de todos os tempos, buscando engajar jovens de diversas regiões, gêneros, classes sociais, raças e indo muito além do departamento criativo. Por isso, a seleção agora acontece de forma on-line, com o mesmo briefing para todos, e não mais somente pela análise de portfólio – gerando oportunidade para pessoas que talvez tenham tido menos oportunidades ou trabalhem em empresas menores, mas não por isso são menos talentosas”. 

Pensando em incentivar a participação de talentos brasileiros, a organização apresentou a campanha “O jovem brasileiro já nasce com diploma de criatividade”, elaborada pela 11:11. As peças trazem exemplos do “marketing” do dia a dia que viralizaram nas redes sociais, como a barraca “O Senhor dos Pastéis”, numa clara celebração da típica criatividade brasileira. 

Foto: Divulgação/Young Lions Brazil

“Em tempos em que marcas buscam seus virais e os memes viraram a nova cultura popular, a campanha do Young Lions Brasil 2022 homenageia ideias que se tornaram hits na internet e nasceram de mentes criativas, mas provavelmente sem nenhuma formação acadêmica ou experiência no mercado de propaganda e marketing. Dessa forma, queremos incentivar a nova geração de criativos brasileiros a participarem, mostrando que a criatividade não conhece limites, sejam eles geográficos, de verba ou qualquer outro”, explica Wilson Mateos, sócio e coCCO da 11:11, e participante da primeira turma de Young Lions do Brasil.

Sobre as inscrições e a competição

As inscrições para o Young Lions Brazil 2022 estão abertas até a próxima quarta-feira, 13. Podem se candidatar e competir profissionais de qualquer área da comunicação e de todas as regiões do Brasil, atendendo aos seguintes critérios:

  • residir no Brasil;
  • ter nascido em/ou após 24 de junho de 1990;
  • atuar no mercado de comunicação há mais de dois anos.

É válido ressaltar que todas as disputas acontecem em dupla. 

De acordo com a organização, este ano o Young Lions Brazil mantém as categorias dos anos anteriores, intituladas competitive e non-competitive, com o acréscimo da categoria PR (Relações Públicas). Confira abaixo as 10 categorias disponíveis:

  • Atendimento & Negócios
  • Design
  • Digital 
  • Film
  • Live Marketing
  • Marketer & Anunciantes
  • Media
  • Planejamento, Produção & Gestão de Insights
  • PR
  • Print

Falando especificamente sobre o formato da competição, ela durará 24h a partir da liberação do briefing: as duplas terão o prazo de um dia para elaborar uma solução aos desafios de cada categoria. Após isso, as propostas serão avaliadas pelos jurados, profissionais selecionados em edições anteriores. 

Você pode conferir o regulamento completo aqui

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.