A nova campanha da Samsung, “Night Owls”, apresenta uma mulher correndo alegremente com fones de ouvido, sozinha no meio da noite. A ideia era celebrar a liberdade das pessoas de se exercitarem quando quiserem, no entanto, a marca de eletrônicos está sendo criticada por não entender que essa liberdade não existe, principalmente para as mulheres.
A campanha global “Night Owls” mostra uma mulher checando seu relógio Samsung Galaxy e saindo às 2h da manhã, colocando então seus fones de ouvido e correndo sozinha pelas ruas, muitas das quais parecem desertas. Ela encontra algumas pessoas, incluindo um ciclista em uma ponte.
https://youtu.be/jyDZ-t59xmg
Imediatamente surgiram críticas referentes ao anúncio, que começou a ser veiculado nos EUA no início deste mês nos formatos de 30 e 60 segundos, como insensível à segurança das mulheres. Sendo rotulado como desatento e ingênuo, o vídeo provocou várias reportagens na mídia do Reino Unido, onde a executiva de marketing Sarah Everard foi estuprada e assassinada enquanto caminhava para casa no ano passado, e na Irlanda, onde a professora Ashling Murphy foi morta enquanto se exercitava em janeiro.
Embora tenha se desculpado, a Samsung não mostrou a intenção de alterar ou remover o comercial, que foi criado pela Ogilvy.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.