A Uber anunciou nesta quarta-feira, 1, o lançamento de um recurso por meio do qual o usuário poderá pedir viagens para outras pessoas. Chamado de U-Convidado, o recurso vai permitir que o usuário insira nome e telefone do convidado ao solicitar viagens para terceiros.
O recurso fica disponível para os mais de 30 milhões de usuários do aplicativo em todo o Brasil, depois de quase dez meses de piloto realizado em sete cidades: Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís (MA) e Sorocaba (SP).
Uma vez que o usuário utilize o recurso, o nome do convidado será informado ao motorista parceiro, e o convidado, por sua vez, receberá no próprio celular todas as informações necessárias para embarcar na viagem (nome do motorista, cor, modelo, marca e placa do veículo). As viagens solicitadas dessa forma podem ser pagas tanto em dinheiro pelo convidado quanto em cartão pelo titular da conta que realiza a solicitação.
“Sabemos que as pessoas hoje já pedem viagens para amigos e familiares pelos mais diversos motivos: pode ser que a pessoa esteja sem bateria ou sem celular naquele momento, que não tenha o aplicativo instalado ou que não tenha familiaridade com essa tecnologia, entre muitas outras razões”, explica Leandro Baiochi, gerente sênior de Operações & Logística da Uber. “Então queremos que o usuário informe isso dentro do app, tanto para que seu convidado possa receber em outro dispositivo as informações de que precisa para embarcar, se for o caso, quanto para que o motorista tenha tranquilidade que a viagem será realizada por quem ele viu no cartão de ofertas ao aceitar a viagem.”
Para os motoristas parceiros, além de poder ver o nome de quem efetivamente realizará a viagem no cartão de ofertas, depois de aceitar a viagem e abrir a tela com detalhes do usuário, o recurso mostrará que se trata de uma viagem pedida para um convidado, tornando a origem da solicitação ainda mais transparente.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.