O terceiro episódio do podcast “Elas na Ciência” foi lançado nas plataformas digitais do projeto e do Portal Edilene Mafra. O bate-papo, sobre o tema Saúde e Bem Estar, é com a doutora Juliane Corrêa Glória, pesquisadora do Instituto Leônidas e Maria Deane (Ilmd-Fiocruz Amazônia).
O “Elas na Ciência” apresenta histórias de mulheres cientistas amazonenses em 10 episódios, que serão exibidos até agosto de 2024.
Os episódios contam com a apresentação das pesquisadoras Edilene Mafra e Inara Costa, e têm 30 minutos de duração.
O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital do “Programa Empreendedorismo Feminino”.
“Elas na Ciência”
O projeto “Elas na Ciência – Pesquisadoras e Empreendedoras conectadas pela Ciência e Tecnologia na Amazônia” aborda os perfis das pesquisadoras que se destacam no Amazonas, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao todo serão exibidos 10 episódios, a serem lançados até agosto de 2024, sendo duas edições especiais.
O “Elas na Ciência” é realizado em parceria com o Portal Edilene Mafra, plataforma especializada em cultura amazônica, que disponibilizará o conteúdo multimídia do projeto. A equipe ainda é composta pelas pesquisadoras Cristiane Barbosa, Manuella Dantas e Mayane Batista, responsáveis pela pesquisa e produção dos podcasts.
Terceiro episódio
No terceiro episódio, a entrevistada é a doutora Juliane Corrêa Glória, pesquisadora do Instituto Leônidas e Maria Deane, (Ilmd-Fiocruz Amazônia). Ela tem experiência na área da Biotecnologia e realiza estudos com foco no desenvolvimento de anticorpos para o diagnóstico da malária e outras doenças infecciosas.
A entrevista foi baseada no ODS 3 – “Saúde e bem estar”, destacando particularidades das pesquisas: “Desenvolvimento de fragmentos de anticorpo de cadeia única (scFv) aplicáveis ao diagnóstico de dengue” e “Uso de anticorpos scFv em testes rápidos para diagnóstico de malária”.
Juliane Glória destaca o protagonismo feminino nas pesquisas em biotecnologia na Amazônia e a importância de dar notoriedade às mulheres cientistas.
“Eu me sinto muito honrada de poder divulgar um pouco sobre os trabalhos desenvolvidos pelo meu grupo de pesquisa, que é composto majoritariamente por mulheres. Nós sabemos o quanto é desafiador atuar em uma área que, até poucas décadas, era dominada por homens. Projetos como o ‘Elas na Ciência’ celebram e dão visibilidade ao trabalho dessas mulheres e, para mim, é um privilégio que as pessoas possam conhecer um pouco mais sobre a minha trajetória e sobre o que eu estou trabalhando atualmente”, afirmou Juliane Corrêa.
Estreia
O terceiro episódio foi lançado no canal no Youtube, e em uma seção especial no Portal Edilene Mafra.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram (@elasnacienciapodcast).
Apresentadoras
Edilene Mafra, parceira no projeto, é graduada em Jornalismo (Ufam) e Rádio e TV (Uninorte), tem mestrado em Ciências da Comunicação (Ufam) e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam). Atua como diretora-executiva no portal homônimo, professora de Jornalismo (FIC/Ufam) e apresentadora na CBN Amazônia (Manaus).
Inara Regina Costa, coordenadora do projeto, é graduada em Relações Públicas (Ufam), tem mestrado em Engenharia de Produção (Ufam) e doutorado em Administração (UFMG). Atua como professora na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam) e desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação Pública da Ciência e Comunicação Organizacional.
Ficha técnica
Pesquisa: Cristiane de Lima Barbosa e Manuella Dantas
Produção e roteiro: Mayane Batista
Cinegrafia e edição de imagens: Gabriel Alves
Câmera de estúdio: David Simplício
Direção de TV: Klinger Almeida
Direção: Edilene Mafra
Coordenação geral: Inara Regina Costa
Estúdio de transmissão: Amazon Livestream
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.