O serviço de streaming musical anunciou que irá adotar medidas para combater a desinformação sobre a Covid-19 em todos os conteúdos de sua plataforma.
De acordo com a empresa, serão incluídos links em todos os podcasts que mencionarem a Covid, direcionando seus usuários para informações factuais e cientificamente verificadas.
O recurso, um “novo esforço para combater a desinformação”, estará disponível nos próximos dias, acrescentou o presidente e fundador, Daniel Ek, em um comunicado.
Polêmica
A nova medida vem após polêmica envolvendo um boicote lançado pela lenda do folk-rock Neil Young. O roqueiro exigiu que o Spotify retirasse suas músicas do serviço, a menos que se dispusesse a se livrar do podcaster Joe Rogan, cujo programa é o mais popular da plataforma, mas é repetidamente acusado de propagar teorias da conspiração.
“Percebi que não podia mais apoiar a desinformação no Spotify que ameaça a vida do público amante da música”, disse Young, sobrevivente da pólio, em uma carta aberta.
Sua contestação veio após uma ação judicial apresentada por centenas de profissionais médicos pedindo ao Spotify que impedisse Rogan de promover “várias falsidades sobre as vacinas contra a Covid-19”, que, segundo eles, estariam criando “um problema sociológico de proporções devastadoras”.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.