Poliany Rodrigues; 01/04/2025 às 14:00

Sete atletas do Amazonas representarão o Brasil na Gymnasiade 2025, na Sérvia

Evento acontece entre os dias 4 e 14 de abril, em Zlatibor

Os representantes amazonenses da delegação brasileira que disputará o campeonato mundial de desporto escolar começaram a embarcar para Zlatibor, na Sérvia, no último sábado (29). No total, o Amazonas conta com sete integrantes, entre atletas e uma técnica, na equipe que competirá na Gymnasiade U15, de 4 a 14 de abril. A competição é organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

Foto: Divulgação

O estado será representado por quatro atletas do wrestling, um da natação, um do tênis de mesa e um do karatê. As classificações para o mundial ocorreram de diferentes formas, seja pelos resultados nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, pela pontuação no ranking ou por outras competições nacionais. A delegação brasileira é coordenada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Destaque no wrestling

Foto: Divulgação

O wrestling é a modalidade com maior número de representantes na equipe amazonense. O desempenho reflete o crescimento da luta no estado, que, em 2024, foi o esporte que mais trouxe medalhas para o Amazonas em competições nacionais, como os JEBs e os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Foi também no wrestling que o Amazonas levou 11 atletas para a edição passada da Gymnasiade, realizada no Bahrein, onde conquistou quatro medalhas.

Empolgado com essa trajetória, Murilo “Diamante” Souza, de 12 anos, segue em ritmo intenso de preparação para sua estreia na competição. No domingo (23), ele conquistou o título da categoria até 44 kg no 1º Circuito Amazonense Escolar de Wrestling, promovido pela Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade).

“Estou me preparando muito. É um sonho que será realizado, e quero chegar lá e fazer o meu melhor. Estou treinando todos os dias e só penso no campeonato”, afirmou Murilo.

Passado, presente e futuro

O Amazonas também terá uma representante entre os técnicos da delegação brasileira: Ketellen Fernandes. Ex-atleta de wrestling, Ketellen agora assume a função de técnica e poderá compartilhar sua experiência com os jovens competidores. Ao longo da carreira, ela foi medalhista nos JEBs, na Gymnasiade e em diversos torneios nacionais e internacionais.

“O esporte me levou muito além do tatame. Ele moldou minha personalidade e me ensinou disciplina, resiliência e dedicação. Agora, tento passar isso para os mais novos. Fico muito feliz e emocionada vendo eles dando os mesmos passos que, lá atrás, mudaram minha vida. Espero que possam viver algo tão transformador quanto eu vivi”, disse Ketellen.

Multicampeã na piscina

Entre os destaques da delegação amazonense, a nadadora Adriele Marcela Cordeiro já está a caminho da Sérvia. Medalhista sul-americana e detentora de mais de 70 pódios em competições nacionais, Adriele integra a equipe FlaNatação, do Clube de Regatas do Flamengo.

“Eu fazia balé, era minha paixão. A natação era apenas para aprender a nadar. Mas, depois da minha primeira competição, tomei gosto e transformei o esporte na minha vida. Estou muito ansiosa para a Gymnasiade, que será um dos principais campeonatos da minha carreira”, revelou Adriele.

Representantes do Amazonas na Gymnasiade 2025

Em 2024, a Gymnasiade reuniu estudantes-atletas de 71 países e contou com disputas em 26 modalidades esportivas. Na ocasião, o Brasil fez história ao liderar o quadro de medalhas, com 163 pódios.

Para a edição de 2025, os representantes amazonenses que integram a delegação brasileira são:

Ketellen Fernandes (técnica – Wrestling)

Murilo Souza (estudante-atleta – Wrestling)

Ester Vitória de Oliveira (estudante-atleta – Wrestling)

Anelize Dias (estudante-atleta – Wrestling)

Adriele Marcela Cordeiro (estudante-atleta – Natação)

Argemiro Mory (estudante-atleta – Tênis de Mesa)

Ana Carolyne Bezerra (estudante-atleta – Karatê)

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.