Sofia Lourenço; 21/01/2025 às 16:00

Sesc Pará abre inscrições para o projeto ‘Imagens Cotidianas 2025’, com incentivo à produção autoral

Projeto incentiva artistas das Artes Visuais e do Fotojornalismo/Fotografia Documental a retratar cotidianos amazônicos em exposição no Sesc Ver-o-Peso

O Sesc Ver-o-Peso está com inscrições abertas para o projeto “Imagens Cotidianas”,  iniciativa do Núcleo de Fotografia do Sesc Ver-o-Peso para promoção de Artes Visuais e Fotojornalismo/Fotografia Documental no estado. 

As inscrições, que iniciaram nesta segunda-feira, 20 de janeiro, vão até 23 de fevereiro e podem ser realizadas através do Formulário de Inscrição online. O edital completo da iniciativa está disponível no site do Sesc PA.

Imagem: Reprodução/ Sesc PA

Com o objetivo de selecionar e premiar artistas com produções no campo das Artes Visuais e do Fotojornalismo/Fotografia Documental, o projeto vai selecionar cinco ensaios autorais, produzidos entre 2019 e 2024, sendo aceitas obras já expostas, desde que não tenham recebido premiações anteriores.

Os artistas podem inscrever apenas um ensaio em uma das duas categorias:

Artes Visuais: incluem manifestações artísticas como desenhos, esculturas, gravuras, pinturas, multimídia, performances e técnicas variadas.

Fotojornalismo/Fotografia Documental: englobam ensaios fotográficos que contem histórias, ideias ou informações através das imagens.

Os materiais inscritos devem ser enviados em formato PDF (com 8 a 15 imagens) ou MP4, exclusivamente via formulário disponível online, até às 23h59 do dia 23 de fevereiro de 2025.

O edital é voltado a brasileiros ou naturalizados residentes no Pará há pelo menos dois anos, e premiará cinco ensaios autorais com R$ 6 mil cada. Além disso, os selecionados receberão uma ajuda de custo de R$ 1,5 mil para produção e transporte das obras, que farão parte de uma exposição de curta duração no Sesc Ver-o-Peso, em Belém, no ano de 2025.

A proposta da mostra é destacar cotidianos amazônicos, com temáticas relacionadas a comunidades urbanas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas, entre outras perspectivas regionais. 

As obras serão avaliadas por uma Comissão de Seleção, que considerará critérios como relevância temática, originalidade e qualidade artística. Os resultados serão divulgados em data posterior no site oficial do Sesc Pará.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.