Sete iniciativas do Amazonas foram contempladas na segunda edição do “Prêmio Periferia Viva”, que reconhece projetos comunitários com grande impacto social e cultural nas periferias do Brasil.
Organizado pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, o prêmio, anunciado pela Portaria MCID nº 1.159, selecionou 178 propostas em todo o país, com foco em inovação e transformação nas comunidades.
Em Manaus, os projetos selecionados incluem o “Circuito Vozes da Periferia”, no bairro Ouro Verde, e a “Mesa de Negociação da Ocupação Coliseu II”, situada no bairro João Paulo II. Também foram premiadas as iniciativas “Arte por Toda Parte”, no Monte das Oliveiras, e “Grafismo Afro Abayomi da Amazônia”, em Gilberto Mestrinho, além do projeto Identidade, “Memória, Resgate das Histórias de Comunidades Ribeirinhas e Indígenas do Amazonas”, conduzido pelo Coletivo Criavisu, no bairro Puraquequara. A “Praça Ecológica da Liberdade”, na Cidade Nova, também foi um dos destaques.
Na cidade de Beruri, o projeto “Na Palma das Mães”, localizado no bairro São Pedro, foi o representante premiado. As iniciativas escolhidas demonstram o engajamento das comunidades locais na busca por soluções criativas para os desafios enfrentados nas periferias.
Quatro das iniciativas selecionadas foram premiadas com R$ 50 mil cada, enquanto outras três receberam prêmios de R$ 30 mil. O reconhecimento financeiro visa potencializar o impacto desses projetos, proporcionando recursos para a continuidade de suas atividades.
A cerimônia oficial de premiação está programada para novembro em Brasília, onde representantes das iniciativas vencedoras de todo o país se reunirão. O Prêmio Periferia Viva é uma importante ação de valorização das vozes das periferias brasileiras, reconhecendo a potência de seus projetos sociais e culturais.
Para mais informações sobre o Prêmio Periferia Viva e a lista completa das iniciativas vencedoras, visite o site oficial do Mapa das Periferias.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.